ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM CANÇÕES SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO: uma experiência com alunos do ensino fundamental
Linguística. Linguística Aplicada. Língua Inglesa. Letramento Crítico. Ensino Fundamental II. Canções
Na pesquisa ora apresentada são investigados dados gerados por meio de uma proposta de ensino e de aprendizagem de língua inglesa a partir de atividades com o gênero canção. A proposta foi desenvolvida com alunos do 7º ano do ensino fundamental em contexto escolar situado em uma cidade do norte do estado de Mato Grosso. Teve como objetivo geral, analisar indícios e manifestações do letramento crítico na interação em sala de aula e em dados gerados em entrevistas com alunos. As bases teóricas estão pautadas em autores que discutem sobre o letramento crítico, como Paulo Freire (1967, 1987, 1992, 2016), Jordão (2007), Macedo e Pinho (2022), citando alguns. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (Minayo, 2010) e interventiva que se vale de princípios da pesquisa-ação apoiada em Thiollent (2011) e sobre o observador participativo (Menezes,2024). Para a geração de dados, foram feitos registros de observação participante, gravações de áudio das aulas e de entrevistas após o desenvolvimento da proposta. Os resultados sugerem que a proposta em que gêneros multimodais, como canções desenvolvidas em conjunto com atividades e práticas reflexivas são viáveis para a construção do letramento crítico. As canções, ao trazerem temas relevantes e contemporâneos, como questões ambientais e sobre variedades linguísticas na língua inglesa, funcionam como pontes entre o conteúdo linguístico e as experiências vivenciais dos alunos, facilitando a compreensão e a reflexão crítica. Dessa forma, as canções não somente enriquecem o repertório linguístico e a compreensão, mas também estimulam os alunos a pensarem criticamente sobre o conteúdo e as mensagens, promovendo um letramento crítico que transcende a sala de aula e se conecta com a realidade social e a linguística global. A proposta forneceu dados que permitiram uma contribuição para a construção de possibilidades para uma pedagogia mais engajada e significativa, que valorize a formação integral dos alunos e responda às demandas contemporâneas de uma educação crítica e reflexiva.