Banca de DEFESA: HELOIZA APARECIDA ISMAEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELOIZA APARECIDA ISMAEL
DATA : 25/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT - SINOP
TÍTULO:

LEITURA E RETEXTUALIZAÇÃO: DO HERÓI DAS NARRATIVAS DE AVENTURA AO PROTAGONISMO DISCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura, Produção, Narrativa de Aventura, Retextualização, Sequência Didática


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Esta dissertação surgiu da preocupação de docentes e da equipe gestora da Escola Estadual André Antônio Maggi com o desenvolvimento dos alunos em habilidades essenciais de leitura e produção textual. A maioria sabe ler, mas não consegue construir sentidos à leitura nem produzir textos com domínio da estruturação básica (parágrafos, uso de letras maiúsculas e minúsculas) e de elementos como pontuação, concordância, coesão, coerência textual e ortografia. O objetivo da pesquisa visa analisar em que medida a narrativa de aventura “A Volta ao Mundo em 80 Dias” favorece o desenvolvimento dessas habilidades, mobilizando o protagonismo dos alunos, que assim como os heróis das histórias lidas, eles tornem-se heróis de suas histórias.  A proposta apresentada justifica-se pela prática observada em sala de aula, a qual evidencia as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à leitura e à produção de textos de forma autônoma. Fundamentado na Sequência Didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), o trabalho envolveu alunos do sétimo ano do ensino fundamental em atividades interventivas, com o objetivo de aprimorar suas competências textuais e discursivas. Ao longo do desenvolvimento da sequência didática, foram planejados e executados módulos específicos para corrigir as deficiências identificadas na produção inicial dos alunos. Esses módulos visaram facilitar a construção de uma produção final mais coesa e adequada, permitindo que os estudantes avançassem de maneira significativa em sua capacidade de escrever de forma estruturada e argumentativa. Tais intervenções foram planejadas de maneira a garantir uma progressão no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, favorecendo o aprendizado de maneira contínua e efetiva. Além disso, a prática pedagógica teve como foco a promoção de um ambiente colaborativo, onde os alunos pudessem trocar experiências, refletir sobre seus próprios textos e construir de forma gradual e estruturada o conhecimento necessário para atingir um nível de produção mais autônomo e qualificado. A análise envolveu textos produzidos por três alunos, levando em consideração critérios como pontuação, coerência, coesão, retextualização e os elementos característicos das narrativas de aventura. Para a correção e reescrita dos textos, adotou-se a proposta interventiva/dialógica, conforme defendida por Ruiz (1998), Passarelli (2012) e Gonçaves e Bazarim (2013). Além disso, a análise foi fundamentada nos postulados teóricos de Marcuschi (2010), Dell'Isola (2007), Koch e Travaglia (2002), bem como em Barbosa e Rovai (2012), cujas obras forneceram o suporte necessário para a reflexão sobre os processos de produção e reescrita textual. Além disso a pesquisa utilizou-se inteligência artificial integrando tecnologia digitais e os gêneros textuais formais do currículo ao processo criativo. Os resultados indicam avanços significativos na produção textual, destacando a importância de estratégias pedagógicas que integrem gêneros literários e recursos tecnológicos ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interna - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Externa à Instituição - HELENICE JOVIANO ROQUE DE FARIA -
Notícia cadastrada em: 17/03/2025 09:16
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