ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
Linguagem. Letramento. Alfabetização.
Este projeto tem como objetivo aprimorar a expressão oral dos alfabetizando do 2° ano do Ensino Fundamental I, por meio da exploração de diferentes gêneros comunicativos e o foco principal é fortalecer a comunicação verbal e reduzir possíveis dificuldades na articulação das palavras. Os objetivos específicos englobam: corroborar a confiança, criatividade e imaginação dos educandos, proporcionando um ambiente adequado para a comunicação oral, por meio da exploração de gêneros orais; incentivar a organização e clareza das ideias expressas oralmente promovendo uma comunicação mais coerente e estruturada em diferentes contextos e situações sociais; fomentar a escuta ativa e a interação entre os alfabetizandos, incitando a compreensão mútua e a troca de conhecimentos; aprimorar a articulação e a pronúncia das palavras, contribuindo para uma comunicação clara, coerente e adequada ao contexto social; organizar, descrever e analisar as informações geradas ao longo do processo, a fim de avaliar o impacto das atividades propostas na melhoria das habilidades de expressão oral dos estudantes. As atividades propostas, seguindo a abordagem de Zabala (2009), permitirão a geração de dados, que posteriormente serão analisados para avaliar os resultados das ações no desenvolvimento das habilidades de expressão oral dos estudantes. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com ênfase no estudo de caso, em conformidade com o planejamento de uma sequência de atividades, pautadas nos princípios de Zabala. As análises das atividades trabalhadas junto aos estudantes serão descritas e interpretadas sob a orientação de Bortoni-Ricardo. As atividades também estarão alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando a oralidade e os multiletramentos, enquanto integram os conceitos defendidos por Zabala em relação à promoção ativa do conhecimento pelos alfabetizandos. Por meio de atividades como apresentações individuais, jogos de palavras e interações com convidados especiais, os alfabetizando desenvolvem suas habilidades comunicativas, fortalecendo a expressão oral e a compreensão interpessoal. O projeto busca aprimorar as habilidades de expressão oral dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental, promovendo uma comunicação mais clara, coerente e adequada a cada situação social de comunicação oral ao mesmo tempo que valoriza a diversidade linguística e cultural.