COM TIRINHAS TAMBÉM SE ENSINA E SE APRENDE A LER E A ESCREVER
Ensino de Língua Portuguesa. BNCC. Multimodalidade. Tirinhas.
Com o aumento da presença de textos multimodais na sociedade atual, o ensino da leitura, análise e produção desses textos tornou-se essencial nas aulas de Língua Portuguesa. Como resultado, novas estratégias de ensino são necessárias para atender às mudanças na sociedade contemporânea, que ultrapassam o sistema da escrita alfabética. Este estudo tem como objetivo investigar a eficácia do uso do gênero Tirinhas como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento da leitura e da escrita no 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. A pesquisa visa promover o letramento do estudante, por meio de uma sequência didática ancorada nos princípios de Dolz, Noverraz e Schneuwly, (2004) que sugerem um conjunto de atividades que têm como meta melhorar a leitura, a escrita e os resultados das avaliações internas e externas do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima, no que se refere à abordagem do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), com ênfase nas Tirinhas. A natureza da pesquisa é de cunho qualitativo, com análise dos dados de forma interpretativa, e é baseada nos preceitos da pesquisa-ação de Thiollent.