GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
: Educação de Jovens e Adultos. Sequência Didática. Gênero Conto. Produção de Sentidos.
O Trabalho de Conclusão Final, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop-MT, apresenta uma proposta didática planejada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de propiciar aos estudantes desta modalidade, possibilidades de apropriação da língua portuguesa, por meio de uma sequência didática, que trabalha, a partir do gênero textual conto, os respectivos eixos de aprendizagem, a saber: leitura, interpretação, produção textual oral e escrita e a estruturação linguística, com vistas a despertar nos estudantes da EJA, a produção de sentidos. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: estimular o estudante a melhorar as competências linguísticas necessárias para o seu desenvolvimento intelectual e social, com a prática da leitura, interpretação, produção textual oral e escrita e da refacção da produção escrita em sala de aula; provocar no estudante a curiosidade pela língua materna a fim de que, independentemente da sala de aula, busque leituras e desenvolva a produção textual oral e escrita; extrair os sentidos dos contos lidos, como também, dos diversos gêneros textuais que circulam em todas as esferas sociais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimento metodológico o planejamento de uma Sequência Didática (SD) pautada nos pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O planejamento da SD está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), o documento de Referência Curricular de Mato Grosso – Ensino Fundamental Anos Finais (MATO GROSSO, 2018) e o Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGEDUCA). Com o desenvolvimento desta sequência didática, espera-se que os estudantes da EJA consigam desenvolver suas competências linguísticas, e, por meio da produção de sentidos, assumam uma postura crítica com vistas a superação do status quo e da transformação social.