O GÊNERO REPORTAGEM NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS
Produção Textual. Reportagem. Análise Linguística. Multiletramentos.
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa-ação, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus Sinop/MT. O escopo deste trabalho foi o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual 13 de Maio, em Sorriso/MT, por meio do estudo do gênero discursivo reportagem, fundamentado na teoria de Bakhtin (2003), que defende a linguagem como um fenômeno social e dialógico, fruto das interações entre os sujeitos. Em consonância com as concepções de Bakhtin, Marcuschi (2008) e Koch (2006) contribuem para a compreensão dos fatores de textualidade, aspectos essenciais para a construção e análise de textos no processo de ensino-aprendizagem. Esta proposta está pautada na perspectiva dos multiletramentos, em consonância com os propósitos defendidos por Rojo (2012) e pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o ensino da linguagem atrelado à prática social e ao uso das ferramentas digitais. Este estudo foi motivado pela observação das limitações dos discentes, nas aulas de Língua Portuguesa, no que se refere ao desenvolvimento de competências de leitura e escrita, bem como da apropriação das tecnologias digitais com fins educacionais. Desse modo, esta pesquisa objetivou desenvolver os multiletramentos do aprendiz a partir do gênero discursivo reportagem, apropriando-se das tecnologias digitais da informação e comunicação para a produção das reportagens escritas e em vídeo. A pesquisa fundamentou-se na teoria de Thiollent (2004), que se respalda em uma proposta metodológica de natureza qualitativa, com embasamento na pesquisa-ação. Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se pela utilização de módulos de Sequência Didática (SD), com adaptações, sugeridos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Dolz et al. (2023). A análise dos resultados foi realizada pela avaliação das reportagens escritas e em vídeo, por meio das quais se observou o desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos de forma mais significativa e contextualizada ao se envolverem em experiências reais e sociais com a linguagem, por meio do gênero reportagem, concatenado às tecnologias digitais.