APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO AUTOBIOGRAFIA
Desafios de Aprendizagem. Escrita. Produção textual. Refacção
A educação foi fortemente prejudicada no período da pandemia provocada pelo COVID 19, pois em cumprimento a determinação legal, de acordo com o Decreto nº 407, de 16 de março de 2020, os estudantes ficaram sem frequentar as aulas presencialmente por aproximadamente dois anos. Com a retomada das aulas presenciais, os professores observaram o prejuízo na aprendizagem dos estudantes, decorrentes dos inúmeros desafios do ensino remoto. Neste contexto, as escolas foram orientadas a buscar alternativas para superar a defasagem na aprendizagem dos estudantes. Neste sentido, este projeto de pesquisa-ação tem como objetivo promover situações de aprendizagem, mediada pelos gêneros discursivos entrevista, biografia e autobiografia, a fim de analisar a contribuição destes gêneros no desenvolvimento, na superação dos desafios de aprendizagem na escrita e da produção escrita, de estudantes que estudam o 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa-ação será realizada por meio de um Itinerário Didático, com uma turma do 7º ano, na escola estadual Rosa dos Ventos, na cidade de Sinop-MT. O produto educacional Itinerário Didático oportunizará a produção e refacção textual, no sentido de aprimorar as habilidades de escrita dos estudantes e culminará na produção de um e-book com as autobiografias escritas pelos estudantes. Espera-se que a intervenção empodere os estudantes na escrita e na produção escrita, de forma que se apropriem das características textuais do gênero autobiográfico e das normas padrão da Língua Portuguesa.