CONTOS EM BOOK TRAILER: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM
COM ESTUDANTES DO 9º ANO NA CIDADE DE ALTA FLORESTA/MT
Gênero textual conto; leitura escrita; Book Trailer. Escola Estadual Rui Barbosa; Alta Floresta/MT.
A presente pesquisa tem como objetivo principal desenvolver as competências leitora e escritora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, através da leitura e produção de contos com temáticas diversas. Utilizando a ferramenta book trailer como recurso pedagógico visando enriquecer o repertório cultural e a comunicação dos estudantes da Escola Estadual Rui Barbosa, em Alta Floresta/MT. Desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UNEMAT, em Sinop/MT, busca responder à seguinte questão: como a apropriação dos multiletramentos, na produção de book trailer, pode contribuir para o crescimento da aprendizagem dos alunos em seu desenvolvimento da leitura e produção de contos com alunos do 9°ano? A pesquisa conta com método qualitativo, visando compreender, as ações dos estudantes em sala de aula, os processos envolvidos na produção e leitura de textos, bem como os desafios enfrentados por eles. Para embasar teoricamente a pesquisa, fornecendo um arcabouço conceitual para a análise dos dados coletados, recorre- se aos autores: Thiollent, (2011), Dolz Noverraz e Schneuwly, (2004), Marcuschi, Cosson, (2014), Rojo, (2009), Soares, (2001) Bakhtin (1992), Solé (1998). Para efetivação da investigação proposta, serão analisadas as narrativas “Venha ver o pôr do sol” e “As formigas” de Lygia Fagundes Telles, “A cartomante” de Machado de Assis, “O homem nu” de Fernando Sabino, ‘'Plebiscito’' de Artur Azevedo, “O compadre e a morte” de Luís da Câmara Cascudo. Afim de atingir o objetivo, os alunos foram divididos em grupos para leitura dos textos selecionados e para produção dos contos. O produto final foi um book trailer, em que utilizaram recursos como imagens, música, efeitos visuais e narração para destacar os aspectos mais interessantes de suas produções textuais, visando despertar o interesse do público pela leitura dos contos. Os vídeos produzidos formaram uma obra digital que pode ser compartilhada nas redes sociais, apresentada à comunidade escolar e enviada aos autores dos contos originais. Isso possibilita que os alunos compartilhem seus trabalhos, conquistem reconhecimento e se sintam valorizados por suas conquistas.