Banca de DEFESA: ALESSANDRA CARLA CASSOL DAL MASO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA CARLA CASSOL DAL MASO
DATA : 10/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/zrg-acfm-tmk
TÍTULO:

 

LITERATURA BRASILEIRA PRODUZIDA EM MATO GROSSO: uma experiência de letramento literário para os anos finais do ensino fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

 Literatura; letramento literário; Literatura mato-grossense; estratégias de leitura.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

O presente projeto é uma proposta de sequência didática com o objetivo de promover o letramento literário, por meio de estratégias de leitura, ampliando e consolidando a competência leitora – reflexiva dos alunos, acerca da literatura contemporânea produzida em Mato Grosso. A realização de uma proposta interventiva é uma atividade imprescindível do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – e o trabalho intitulado: LITERATURA BRASILEIRA PRODUZIDA EM MATO GROSSO: uma experiência de letramento literário para os anos finais do ensino fundamental.teve como marco teórico os estudos sobre leitura e letramento literário de: Ângela Kleiman (2008), Antônio Cândido (2004), Teresa Colomer (2007), Rildo Cosson (2021), Annie Rouxel (2012), Roxane Rojo (2012), Vicente Jouve (2002)  entre outros. A metodologia da pesquisa teve as contribuições das estratégias de leitura de Isabel Solé (2014), em consonância com a sequência didática de Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004) e foi apoiada na orientação metodológica da pesquisa-ação de cunho qualitativo de Michel Thiollent (1986). Assim, o resultado deste trabalho de pesquisa teve como produto educacional um site escolar, onde foram divulgadas as produções textuais e os vídeos dos alunos, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs. O projeto foi desenvolvido com a turma do 9º ano da Escola Municipal Primavera, distrito do município de Sorriso-MT, visto a fragilidade de leitura e interpretação dos discentes durante as aulas de Língua Portuguesa e demais disciplinas, bem como a carência de repertório no momento da escrita. Além disso, paralelamente, buscou-se estimular a imaginação e criatividade dos leitores, encorajando-os a visualizar cenários, personagens e eventos e promovendo a criação de interpretações e ideias próprias, ao envolvê-los em narrativas imaginativas produzidas em Mato Grosso. Com base nos resultados obtidos, concluímos que conseguimos engajar os alunos na proposta, promovendo a colaboração em equipe, despertando um maior interesse pela leitura e escrita, e incentivando o uso ativo de recursos tecnológicos.

 

Palavras-chave: Literatura; letramento literário; Literatura mato-grossense; estratégias de leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 54001002 - GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
Interna - 131982001 - ROSANA RODRIGUES DA SILVA
Externa ao Programa - 254986024 - ANA CLAUDIA SERVILHA MARTINS POLETO
Notícia cadastrada em: 17/03/2025 09:11
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1