Banca de DEFESA: FERNANDA GARCIA LIBORIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA GARCIA LIBORIO
DATA : 25/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

O GÊNERO E-ZINE E A MULTIMODALIDADE:

uma experiência sociolinguística para o desenvolvimento da produção textual dos alunos do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística Educacional. Variação linguística. Sequência Didática. Oralidade e escrita. E-zine.

 


PÁGINAS: 124
RESUMO:

O presente estudo é resultado do projeto idealizado durante o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Sinop – MT, e orientado pela Dra. Neusa Inês Philippsen. Teve como objetivo geral desenvolver as habilidades oral e escrita dos alunos do Ensino Fundamental por meio de uma abordagem sociolinguística inovadora e mostrar como a Sociolinguística pode contribuir para um ensino mais inclusivo e democrático na Educação Básica brasileira, com foco na valorização da diversidade linguística e na redução do preconceito linguístico, respeitando as variedades linguísticas e culturais. A pesquisa realizada com duas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual 13 de Maio, em Sorriso - MT, adotou uma abordagem qualitativa e de pesquisa-ação (Thiollent, 1986), utilizando uma Sequência Didática (SD) a partir dos preceitos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que focou na produção do gênero multimodal e-zine. Ancorada em diversos autores, dos quais destacamos Bortoni-Ricardo (2003, 2004, 2005, 2013, 2017, 2022), Bagno (2002, 2017), Vieira (2018), Coelho et al. (2012, 2019), Cyranka (2015) e Faraco e Zilles (2015),  a pesquisa enfatiza a importância de reconhecer a língua como um sistema heterogêneo e dinâmico. Ao aplicar os aportes teóricos da Sociolinguística Educacional e da Reeducação Sociolinguística, buscou-se desenvolver as habilidades de leitura, escrita e oralidade dos alunos, respeitando suas variedades linguísticas e culturais. A escolha do e-zine como gênero textual foi motivada por sua presença na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e sua relevância no contexto das mídias digitais. Os resultados evidenciam que a produção do e-zine contribuiu para ampliar a consciência linguística dos estudantes, melhorar suas habilidades comunicativas e tecnológicas, assim como promover um ambiente escolar mais respeitoso e inclusivo.

m mais significativa e inclusiva, permitindo aos estudantes serem protagonistas de seu próprio aprendizado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 100828003 - NEUSA INES PHILIPPSEN
Interna - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externa à Instituição - 736.497.321-49 - MARÍLIA SILVA VIEIRA PEREIRA - UEG
Notícia cadastrada em: 06/03/2025 17:02
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