Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA CARLA CASSOL DAL MASO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA CARLA CASSOL DAL MASO
DATA : 17/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/gwi-mtkh-avp
TÍTULO:

 

A LITERATURA MATO-GROSSENSE EXALTADA NAS ENTRELINHAS DA OBRA CONFERÊNCIA NO CERRADO, DE DURVAL DE FRANÇA E CRISTINA CAMPOS


PALAVRAS-CHAVES:

 Literatura; letramento literário; Literatura mato-grossense; estratégias de leitura.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

O presente projeto é uma proposta de sequência didática com o objetivo de promover o letramento literário, por meio de estratégias de leitura, ampliando e consolidando a competência leitora – reflexiva dos alunos, acerca da literatura contemporânea produzida em Mato Grosso. A realização de uma proposta interventiva é uma atividade imprescindível do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – e o trabalho intitulado: A LITERATURA MATO-GROSSENSE EXALTADA NAS ENTRELINHAS DA OBRA CONFERÊNCIA NO CERRADO, DE DURVAL DE FRANÇA E CRISTINA CAMPOS terá como marco teórico os estudos sobre leitura e letramento literário de: Ângela Kleiman (2008), Antônio Cândido (2004), Teresa Colomer (2007), Rildo Cosson (2021), entre outros. A metodologia da pesquisa terá as contribuições das estratégias de leitura de Isabel Solé (2014), em consonância com a sequência didática de Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004) e estará apoiada na orientação metodológica da pesquisa-ação de cunho qualitativo de Michel Thiollent (1986) e Antônio Carlos Gil (2002). Dessa forma, esse trabalho de pesquisa terá como recurso educacional um e-book com as produções textuais dos alunos, por meio do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs. O projeto será desenvolvido com a turma do 9º ano da Escola Municipal Primavera, distrito do munícipio de Sorriso-MT, visto a fragilidade de leitura e interpretação dos discentes durante as aulas de Língua Portuguesa e demais disciplinas, bem como a carência de repertório no momento da escrita. Além disso, paralelamente, busca estimular a imaginação e criatividade dos leitores, encorajando-os a visualizar cenários, personagens e eventos e promovendo a criação de interpretações e ideias próprias, ao envolvê-los em narrativas imaginativas produzidas em Mato Grosso. Diante das fragilidades evidenciadas espera-se promover o envolvimento dos discentes na proposta e que ao final dela seja possível responder as duas indagações que norteiam esta pesquisa-ação: De que forma a leitura de textos literários produzidos em Mato Grosso pode contribuir para o desenvolvimento do letramento dos estudantes adolescentes? Como a literatura mato-grossense pode contribuir para a formação de leitores reflexivos em relação à humanidade e ao meio ambiente? De que maneira a inclusão da literatura produzida em Mato Grosso enriquece o panorama literário nacional e contribui para uma compreensão mais abrangente da diversidade cultural do Brasil?

 

Palavras-chave: Literatura; letramento literário; Literatura mato-grossense; estratégias de leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 54001002 - GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
Interna - 131982001 - ROSANA RODRIGUES DA SILVA
Externa ao Programa - 254986024 - ANA CLAUDIA SERVILHA MARTINS POLETO
Notícia cadastrada em: 05/06/2024 07:43
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1