Banca de DEFESA: EDNA CRISTINA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDNA CRISTINA DA SILVA
DATA : 16/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: sala virtual: https://meet.google.com/khx-zkgb-qbi
TÍTULO:

ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA


PALAVRAS-CHAVES:

Oralidade; Letramento; Multiletramentos; Ensino Fundamental; TDICs


PÁGINAS: 40
RESUMO:

A pesquisa-ação intitulada “Estratégias para o Desenvolvimento da Oralidade da Língua Materna” foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/Sinop – MT, na área de concentração Linguagens e Letramentos, linha de atuação Estudos da linguagem e práticas sociais, vinculada ao, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEPOFE). O estudo foi realizado no Ensino Fundamental I, com a turma do 2º ano I, na Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, em Sinop – MT. Teve como objetivo geral analisar possibilidades de aprimoramento da expressão oral dos alfabetizandos por meio da exploração de diferentes gêneros comunicativos, fortalecendo a fluência verbal e contribuindo para a superação de dificuldades na articulação das palavras. Entre os objetivos específicos, destacam-se: favorecer a confiança, a criatividade e a imaginação dos educandos em um ambiente que valorize a oralidade; incentivar a organização e a clareza das ideias expressas oralmente; estimular a escuta ativa e a interação entre os estudantes; além de descrever e analisar as informações geradas ao longo das atividades desenvolvidas. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com base em uma sequência de atividades planejadas segundo os princípios de Zabala (2009), alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e interpretadas à luz das contribuições de Bortoni-Ricardo (2011). As práticas pedagógicas propostas incluíram rodas de conversa, contação e reconto de histórias, dramatizações, entrevistas, uso de mídias digitais e seminários. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Antunes (2003), Marcuchi (2001), Carvalho Ferrarezi (2018), Doz (2004) e Rojo (2012), que reforçam a necessidade de tratar a oralidade como conteúdo curricular, associado ao letramento e aos multiletramentos. Os resultados apontam que, ao integrar oralidade, tecnologias e práticas sociais, é possível desenvolver a competência comunicativa dos alunos, promover a participação ativa em contextos significativos e valorizar a diversidade linguística e cultural presente na sala de aula.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interna - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 54001002 - GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
Externa ao Programa - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI MUSIALAK
Externo ao Programa - 247541002 - JAIRO LUIS FLECK FALCAO
Notícia cadastrada em: 22/04/2025 16:54
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