Os círculos de leitura e a construção de sentidos, a partir da obra “Vozes Ancestrais”, Daniel Munduruku: identidade e resistência.
literatura indígena, identidade, resistência, formação, leitor.
Neste trabalho, intentamos mediar o contato dos alunos com a literatura indígena, com vistas à construção de sentidos e o reconhecimento da pluralidade cultural como disparador de tomada de consciência e respeito às diferenças que compõem a formação do povo brasileiro e esta intenção dialoga com o que prevê a Lei nº.11.645/2008, que que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O ponto de partida do projeto de intervenção é a leitura da obra “Vozes Ancestrais”, de Daniel Munduruku, fruto de trabalho de pesquisa e coleta de contos de povos indígenas espalhados pelo território brasileiro, realizada pelo referido autor. Composta por dez contos, a obra mapeia de norte a sul do país, os valores e costumes de diferentes povos indígenas, num trabalho minucioso que alia, a partir da oralidade, escrita e fotos, a fim de que o leitor tenha uma referência visual da cultura e literatura indígena.