A (EX)TENSÕES DO EU NO (UNI)VERSO CONTEMPORÂNEO: O EROTISMO DA E NA LINGUAGEM EM O CORPO DESNUDO DE MARILZA RIBEIRO
Análise literária. Literatura Mato-grossense. Erotismo. Metapoesia. Poesia Contemporânea.
Nessa pesquisa analisa a obra CORPO DESNUDO (1981) de Marilza Ribeiro. E nesse trajeto salienta a feição sensual da linguagem, o erotismo na e da linguagem como um espaço de reflexão do eu, do seu espaço e do fazer poético contemporâneo. Desse modo, o exame sonda o flerte entre linguagem e poeta, que excita os sentidos do ser linguístico, que passa por um processo de ressignificação no texto poético e (re)cria seu (uni)verso por meio de suas sensações e sentimentos, o qual simultaneamente reverbera acerca da própria criação. Para desenvolver tal intento foram escolhidos quatro poemas, cujas produções serão prescrutadas os níveis fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e estilísticos presentes nos poemas selecionados. Esse estudo tem por escopo desvendar os traços singulares do intervalo estético escolhido, a partir do cotejamento das oposições, aproximações e elementos em comum nos poemas retirados para análise. Também será desenvolvido e uma breve historiografia acerca da literatura mato-grossense, considerando o contexto sócio-histórico dessa literatura e uma concisa abordagem da vida e obra da poeta. Elementos externos que auxiliarão na compreensão dos versos e no meticuloso trabalho de análise e interpretação de tais escritos. Dentre os principais referenciais crítico e teórico utilizados estão: Alfredo Bosi (2002) (2010) (2017), Antonio Candido (1993) (1995) (2000), Octávio Paz (1982) (1994) Maurice Blanchot (1987), Georges Bataille (1987) e Célia Maria Domingues da Rocha Reis (2001) (2006).