Banca de DEFESA: Claudia Eliane Zortea

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Claudia Eliane Zortea
DATA : 24/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Universitário de Tangará da Serra
TÍTULO:

 A LITERATURA NO JORNAL ALVORADA: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO POÉTICA NA IMPRENSA DA PRELAZIA DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA (1970-1990)


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura  e Imprensa;  Pedro Casaldáliga; jornal Alvorada.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

Desde seus primórdios, a imprensa no Brasil tem exercido uma função relevante na divulgação de obras literárias, sendo o jornal, para muitos autores, a via de acesso à publicação. Através de jornais, revistas e suplementos literários, a imprensa desempenhou um papel crucial na formação da literatura nacional. Na Região Araguaia-Xingu, essa ligação se manifesta no jornal Alvorada, fundado em 1970 por Pedro Casaldáliga e em circulação até 2020, com um total de 334 edições. A pesquisa concentra-se no período de 1970 a 1990, momento de intensa produção literária no jornal e de grande efervescência política e social no país, marcado pela ditadura militar e pelas transformações vividas na região, o que confere pertinência à delimitação temporal. Partindo de uma perspectiva histórica sobre a figura do editor, embasada nos estudos de Roger Chartier (1998), a tese explora a importância de Pedro Casaldáliga como editor e analisa a produção literária veiculada no Alvorada, enfatizando a relação entre literatura e imprensa. Observa-se que o periódico da Prelazia de São Félix do Araguaia desempenhou papel decisivo na formação da literatura local ao implementar um projeto editorial que incentivou a participação democrática da população por meio da criação literária, ao mesmo tempo em que enfrentava o analfabetismo e o isolamento social e político da região. A pesquisa destaca ainda a presença e a relevância da participação feminina no jornal, relacionando-a ao contexto histórico dos movimentos feministas, a partir dos estudos de Constância Lima Duarte (2003), e examina de que modo as pautas feministas se acomodam nos poemas publicados. Com base na fundamentação teórica de Octavio Paz (1982), identifica-se como a imagem do sertão mato-grossense é construída nos textos poéticos selecionados. Por fim, a análise evidencia a atuação de Casaldáliga também como poeta no Alvorada, ressaltando sua contribuição estética e política. A tese demonstra que o jornal Alvorada ultrapassou os limites da imprensa tradicional para se constituir em patrimônio cultural e literário da região, reafirmando sua relevância como espaço de resistência, formação e expressão artística.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 46475010 - AGNALDO RODRIGUES DA SILVA
Externo à Instituição - ALVARO SANTOS SIMÕES JUNIOR - UNESP
Externo à Instituição - GISELI DALLA NORA - UFMT
Externa ao Programa - 59400001 - MARIA DO SOCORRO DE SOUSA ARAUJO
Presidente - 82424001 - WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA
Notícia cadastrada em: 12/09/2025 17:17
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1