REPRESENTAÇÃO, MEMÓRIA E VIOLÊNCIA:
O PROCESSO DE COMPOSIÇÃO POÉTICA DE EDUARDO GALEANO
Eduardo Galeano; O livro dos abraços; metaliteratura latino-americana.
Em seus escritos ficcionais, Eduardo Galeano (1940/2015) problematiza com frequência a relação entre representação, memória e violência, vinculando imagens da América Latina a questões referentes à metaliteratura. Não por acaso, da leitura de muitas de suas narrativas, por um lado, pode-se identificar uma reflexão sobre: 1) “A função da arte”; 2) “ Definição da arte”; 3) “A linguagem da arte”; e, por outro lado, uma discussão a respeito dos termos: 1) “Desmemória”; 1) “Cultura do terror”; 3) “Celebração do silêncio”. Tendo em vista que Galeano trata,
no decorrer de sua carreira, de um peculiar projeto artístico-literário, esta pesquisa tem como proposta traçar uma leitura comparativa de contos presentes n’O Livro dos abraços (1989), com o objetivo de revelar a maneira pela qual o autor uruguaio estruturou uma singular poética das formas breves. Para a consecução de nossos propósitos, esta tese tem como aporte analítico as teorias de, entre outros, Jaime Ginzburg (2012), Xavier Crettiez (2011), Walter Benjamin (2011), Hannah Arendt (2004), Márcio Seligmann-Silva (2003), Erich Auerbach (2009), Luiz Costa Lima (2000), Michael Pollak (1989), além do exame de outros textos de teoria, crítica e história literária, incluindo teses, dissertações e artigos, atinentes à fortuna crítica de Eduardo Galeano.