MEMÓRIA, VOZES E RESISTÊNCIA NA LITERATURA NEGROFEMININA CONTEMPORÂNEA: Conceição Evaristo e Vera Duarte
Literaturas negrofemininas. Bildungsroman. Conceição Evaristo. Vera Duarte
A presente tese se enquadra na
área de Literatura e Vida Social em Países de Língua Oficial Portuguesa do Programa de Pós-
Graduação em Estudos Literários (PPGEL) e visa lançar um olhar sobre as produções escritas
por duas mulheres negras de países de língua oficial portuguesa e que apresentam em
comum, o desejo de utilizar a escrita como forma de desconstrução do estereótipo da mulher
negra que foi alicerçado na sociedade ocidental como hipersexualizada, subalternizada e
invisibilizada. As obras analisadas são: Ponciá Vicêncio, da afro-brasileira Conceição
Evaristo e A candidata, da cabo-verdiana Vera Duarte. Neste estudo, identificamos as
semelhanças e as dessemelhanças na produção romanesca das escritoras. A proposta foi
procedermos a uma investigação que abordasse as recorrências convergentes ou até
divergentes nos corpus selecionados de ambas escritoras, de tal forma que permitisse elucidar
quais as formas de sobrevivência e resistência das personagens femininas em suas
sociedades. Também, por meio da análise das obras, apresentamos contribuições que
corroboram no avanço de pesquisas voltadas para o estudo do bildungsroman nas produções
literárias femininas. Por se tratar de pesquisa bibliográfica, embasamos nossas inferências
tendo em vista um aporte teórico heterogêneo: Angela Davis (2016), Antonio Candido
(2000), bell hooks (2018), Benjamin Abdala Junior (2023), Cristina Ferreira Pinto (1990),
Cuti (2010), Édouard Glissant (2005), Elaine Showalter (1994), Frantz Fanon (2022), Grada
Kilomba (2019), Homi Bhabha (1998), Inocência Mata (2023), Lélia Gonzalez (2020),
Norma Rosa Lima (2024), Regina Dalcastagnè (2012), Simone Caputo Gomes (2019), Stuart
Hall (2016), entre outros teóricos. Dessa forma, por meio da escrita das autoras, elencamos as
estratégias que permitiram as personagens resistir e sobreviver em sociedades,
essencialmente, patriarcais. As duas obras apresentam um bildungsroman, que foge ao
modelo tradicional do conceito, pois tanto Conceição Evaristo como Vera Duarte transfigura-
o e antropologiza-o ao dar um desfecho harmônico para as personagens femininas.