ENTRE O ENLUARAR E A ESCREVIVÊNCIA: POESIA DE AUTORIA FEMININA NEGRA DE LUCIENE CARVALHO E CONCEIÇÃO EVARISTO
Conceição Evaristo; Luciene Carvalho; Mulheres negras; Poesia.
Nesta dissertação realizou-se o estudo analítico das obras Na pele (2020) da escritora Luciene Carvalho, e, Poemas de recordação e outros movimentos (2008), de Conceição Evaristo. Através dessas obras investigou-se a articulação das identidades femininas através do texto poético de autoria feminina negra, visando compreender as articulações entre a poesia e o contexto social, no concerne as temáticas relacionadas a memória, identidade, cultura e a resistência das mulheres negras na sociedade. Definiu-se como propósito investigativo as representações femininas, presentes nos poemas, bem como o contexto histórico, social e político brasileiro, destacando a importância da literatura de autoria de mulheres negras, para a literatura nacional. Buscou-se, portanto, analisar através dos poemas selecionados, as configurações que estabelecem o lugar da mulher negra no mundo contemporâneo e as articulações estruturais que impactam diretamente a transitividade desses corpos, mediante as vozes e vivências de mulheres negras que ecoam nessas obras. Baseamo-nos em pressupostos analíticos postulados pelos estudos comparatistas, para estabelecer as aproximações e dissonâncias entre elas. Sob a luz dos conceitos estabelecidos por Candido (1996, 2006) e Paz (1984), realiza-se as análises dos aspectos estéticos e estruturais dos poemas selecionados. Para aprofundar as reflexões sobre a literatura de autoria feminina negra, bem como, a importância do protagonismo e autoria de mulheres negras em/de obras literárias, utilizou-se os postulados teóricos formulados por teóricas que discorrem sobre o feminismo negro, dentre elas: Collins (2016); Carneiro (1985, 2004, 2005); Davis (2018); Dalcastagnè (2014); Gonzalez (1982, 2010); Oyewùmi (2021); Ribeiro (2019); Santos (2021); Santiago (2010); entre outras (os).