É POSSÍVEL ENSINAR BIOLOGIA UTILIZANDO EXPRESSÕES DA CULTURA POP?
UMA PROPOSTA BASEADA EM FILMES DE SUPER-HERÓIS
Motivação; Biologia, Super-heróis.
Diante do atual panorama educacional, levando em consideração a desmotivação e desinteresse dos alunos pelo ensino de forma geral e, em particular pelo ensino de biologia, pretende-se investigar a possibilidade de potencializar o ensino de Biologia por meio da influência da cultura pop, especialmente exercida pelo cinema com seus filmes de super-heróis. A proposta sugere motivar os alunos partindo da escolha do super-herói favorito dos grupos, que após a exibição de um trecho do filme “Vingadores: Ultimato”, foi realizada a seleção do herói preferido, levantamento dos poderes, seguido de seu estudo. Os conteúdos abordados foram elencados de acordo com os poderes, os quais compreendem as áreas de citologia, histologia, fisiologia e genética. A abordagem conduzida utilizou-se de ferramentas da metodologia ativa através do ensino por investigação, compreendendo o uso de uma sequência didática investigativa contendo perguntas que nortearam os estudos dos conteúdos.