TERRÁRIO COMO MODELO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Ecossistemas, Ciclos ecológicos, Fatores bióticos e abióticos.
Este trabalho apresenta uma proposta de Ensino Investigativo baseada na construção de terrários como modelo didático para a observação, investigação e experimentação de conceitos de Ecologia nas aulas de Biologia, desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Gonçalo Botelho de Campos, localizada no município de Várzea Grande – MT. O objetivo da pesquisa foi analisar a efetividade do uso do terrário como modelo didático no ensino de Ecologia, a partir de uma abordagem mista, comparando o desempenho de estudantes que participaram de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). Os resultados revelaram que os estudantes participantes apresentaram evolução significativa de aprendizagem, com média de acertos passando de 6,8 no Questionário de Entrada para 10,0 no Questionário de Saída. Conclui-se que o uso do terrário como modelo representacional, aliado ao Ensino por Investigação, contribuiu de maneira efetiva para o aprendizado dos conceitos ecológicos, promovendo a compreensão das relações entre fatores bióticos e abióticos e estimulando o protagonismo estudantil.