Banca de DEFESA: JAQUELINE ESCODELER RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE ESCODELER RODRIGUES
DATA : 20/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: CIPCERRADO
TÍTULO:

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E GAMIFICADA NO ENSINO DE BIOLOGIA: SUPORTE À ELETIVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA


PALAVRAS-CHAVES:

Protagonismo. Pesquisa. Investigação.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

O ensino de biologia passou por inúmeras mudanças no decorrer das últimas décadas. Foi neutro, inquestionável, repleto de aulas práticas com foco no método científico, componente que valoriza os saberes do aluno, fez correlações com outras disciplinas de forma interdisciplinar e, na contemporaneidade, sistematizado na BNCC, prevê que dê conta de uma visão integrada do “fenômeno vida”. Nesse contexto, surge o componente curricular Eletiva de Ciências da Natureza que integra todas as faces do ensino de biologia. Este trabalho propõe a construção de uma cartilha como suporte a este componente curricular, apresentando e discutindo os temas biológicos: Astrologia; Meio ambiente e Biologia agrícola, com o objetivo de incentivar o protagonismo dos alunos, instigando sua curiosidade acerca dos temas da área de Ciências da Natureza, de forma a contribuir na construção de seus conhecimentos, desenvolvendo habilidades necessárias para autorregulação e autonomia. Os temas foram sugeridos pelos alunos do primeiro ano da Escola Estadual Professor João Batista no município de Tangará da Serra, que em 2022 estão iniciando o “Novo Ensino Médio”. Após escolha e discussão dos temas serão escritas uma Sequência Didática Gamificada Investigativa – SDGI: “Universo, um infinito de possibilidades” e duas Sequências Didáticas Investigativas SDI: “Meio ambiente! Onde fica?” e “Mato Grosso Agro: da produção de grãos e carne, passando pela degradação ambiental, buscando a sustentabilidade até o cotidiano nos nossos lares”.  A implementação das sequências didáticas em uma escola pública demonstrou a sua eficácia em promover o engajamento dos estudantes e a construção de conhecimentos significativos. A participação ativa dos alunos na definição dos temas e no desenvolvimento das atividades foi fundamental para o sucesso do projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 136121002 - ALESSANDRA REGINA BUTNARIU
Interno - 258124001 - ANDRE FRANCO CARDOSO
Interno - 93376006 - NELSON ANTUNES DE MOURA
Externo à Instituição - FERNANDO FERREIRA DE MORAIS - UFPB
Notícia cadastrada em: 10/12/2024 12:52
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1