A HORTA ESCOLAR COMO FONTE DIDÁTICA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO INTERDICIPLINAR
Ensino por investigação; Interdisciplinaridade; Educação ambiental; Letramento científico; Metodologias ativas.
Este trabalho tem como objetivo investigar o potencial da horta escolar como recurso didático para o desenvolvimento de um ensino investigativo e interdisciplinar, voltado à promoção do letramento científico e da consciência ambiental de estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública municipal, localizada em Tangará da Serra - MT, envolvendo 20 estudantes em uma proposta de Sequências Didáticas Investigativas Interdisciplinares (SDII). A abordagem pedagógica adotada teve como base os princípios do ensino por investigação, articulando saberes de Ciências, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa, por meio de situações-problema centradas na implantação e manutenção de uma horta escolar e na prática da compostagem. A coleta e análise de dados envolveram observação participante, aplicação de questionários pré e pós-intervenção, roda de conversa e atividades práticas, permitindo uma avaliação qualitativa e quantitativa da aprendizagem. Os resultados demonstraram um aumento significativo no interesse dos alunos pelos conteúdos científicos, maior participação nas aulas e desenvolvimento de habilidades como argumentação, resolução de problemas e trabalho em equipe. A horta mostrou-se um ambiente fértil para a integração curricular, a educação ambiental crítica e a formação de atitudes sustentáveis. Conclui-se que o uso da horta escolar, aliado a metodologias investigativas, promove uma aprendizagem significativa, contextualizada e alinhada às diretrizes da BNCC, fortalecendo o papel da escola na formação de cidadãos críticos e conscientes.