O BEM VIVER E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE VILHENA, RONDÔNIA
Bem Viver; Educação Ambiental. Rede Pública de Ensino.
Vive-se um sistema de desmatamento acelerado a ideia de progresso não foi capaz de cumpriu com a preservação dos recursos naturais. Essa pesquisa contempla a proposta do Bem Viver como alternativa a forma de desenvolvimento econômico vigente. Metodologicamente utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de cunho descritiva e exploratória, com revisão da literatura na base de dados da CAPEScomo: Scielo, Web of Scince, Scopus e Google Acadêmico, com os descritores Good Living and Environmental Education, para construção do estado da arte. No primeiro manuscrito propõe-se identificar as tendências e lacunas sobre o tema do Bem Viver e a educação ambiental. Os resultados demonstraram haver interrelação ambos, pois inspiram harmonia e preservação ambiental. No segundo manuscrito, objetiva-se investigar como a integração do conceito de Bem Viver na educação ambiental promove a conscientização e práticas sustentáveis, entre os estudantes do ensino fundamental, da rede pública municipal da cidade de Vilhena/RO. Na coleta de dados utilizou-se de formulário semiestruturado. A pesquisa foi realizada em 3 (três) escolas urbanas, uma escola rural, mais a Secretaria Municipal de Educação, totalizou-se 28 (vinte e oito) pesquisados. Os resultados demonstraram que a proposta do Bem Viver, pode ser inserida no projeto político pedagógico e outras metodologias, no desenvolvimento de projetos, com parcerias com órgãos público, sociedade civil e comunidade.