Banca de DEFESA: ANTONIA APARECIDA DANTAS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIA APARECIDA DANTAS DA SILVA
DATA : 10/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/owk-qqtq-awk
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA REALIZADA PELA ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL DE CATADORES RECICLAR (AACR)


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; Perfil socioeconômico; Catadores; Coleta Seletiva; Reciclagem.

 


PÁGINAS: 103
RESUMO:

As questões ambientais e a gestão integrada dos resíduos sólidos têm mobilizado diferentes setores da sociedade, revelando a importância da coleta seletiva e do papel fundamental desempenhado pelos catadores/as de materiais recicláveis. A pesquisa parte a inquietação problemática: qual a Interlocução entre a Educação Ambiental e a coleta seletiva realizada pelos catadores/as de materiais recicláveis no âmbito do Consórcio Complexo Nascente do Pantanal (CCNP)? A motivação para a realização desta pesquisa se encontra na relevância da Educação Ambiental como instrumento de transformação social e do papel fundamental que os catadores/as exercem na gestão integrada de resíduos sólidos via coleta seletiva e o seu diálogo com a sustentabilidade nas suas diferentes dimensões. O aporte teórico baseia-se em conceitos de Educação Ambiental, Resíduos Sólidos Urbanos, PNRS, coleta seletiva que enfatizam a conscientização e o empoderamento desses trabalhadores/as e na análise do perfil socioeconômico dos catadores/as, considerando suas condições de trabalho e vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, com entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários aos catadores/as da Associação Ambiental Reciclar (AACR), além de análise documental dos programas, projetos e ações de Educação Ambiental presentes no Plano de Gestão Integrada do CCNP que revela a complexidade da realidade vivenciada pelos catadores/as, evidenciando as lacunas entre o proposto e a realidade, instituído e o instituinte,[1] no cotidiano desses trabalhadores. Nota-se a necessidade de uma maior integração entre as políticas públicas de Educação Ambiental e as práticas dos catadores/as, reforçando o potencial transformador da Educação Ambiental para promover não apenas a coleta seletiva, mas também a inclusão social e o fortalecimento da cidadania ambiental. A dissertação está organizada em introdução, manuscrito I e II: e as considerações finais.



[1] O "instituído" refere-se às regras, normas e estruturas estabelecidas, como o conjunto de leis e as instituições que operam na arena da lógica hegemônica, enquanto "instituinte" representa o processo de inovação social, criação, transformação e ruptura com o paradigma instituído. O instituído é estático, racional, tecnicista, positivista e conservador, enquanto o instituinte é complexo, flexível, dinâmico e transformador.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82438001 - SANDRO BENEDITO SGUAREZI
Interno - 83260001 - AUMERI CARLOS BAMPI
Interna - 500.479.220-87 - LILIANE CRISTINE SCHLEMER ALCANTARA - UFMT
Externo à Instituição - SILVANO CARMO DE SOUZA - IFMT
Externo à Instituição - Washington José de Sousa - UFRN
Notícia cadastrada em: 20/05/2025 15:13
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1