CAMINHOS PARA A CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO PANTANAL:
DIÁLOGOS, RECUPERAÇÃO DE NASCENTES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Recursos hídricos. Bacia do Alto Paraguai. Atores sociais. Pacto.
Esta tese, elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais resultou de uma pesquisa de Educação Ambiental, envolvendo estudos relacionados à conservação das águas do Pantanal, durante a pesquisa-ação participante e o acompanhamento de projetos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa e Educação do Pantanal – Instituto Gaia, Cáceres, Mato Grosso. O estudo está estruturado em três capítulos: 1- Diálogos para a Construção de um Pacto pela Restauração do Pantanal; 2 - Experiências de Recuperação de Nascentes nas Bacias Hidrográficas dos Rios Jauru e Cabaçal e os Desafios para a Conservação do Pantanal e 3 - A Educação Ambiental como Ferramenta do processo de Sensibilização para a Conservação do Pantanal, que tem como objetivos 1 - identificar os atores sociais envolvidos em processos de restauração e conservação do Pantanal; 2 - Conhecer as experiências de recuperação de nascentes do Pantanal, localizadas na Bacia do Alto Paraguai, Mato Grosso; 3 - Propor atividades de Educação Ambiental que contribuam na realização de atividades de sensibilização para a conservação do Pantanal. As metodologias utilizadas são de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de coletas de dados entrevistas, lives, atas e notícias de jornais que tratam de experiências ocorridas no Pantanal, na Bacia do Alto Paraguai. Como resultados, o trabalho apresenta os stakeholders e as instituições envolvidas no processo de conservação do Pantanal, diálogos para a construção de um Pacto pela Restauração do Pantanal, experiências de recuperação de nascentes e uma proposta de atividade de Educação Ambiental.