Banca de DEFESA: SERGILAINE FÁTIMA DE MIRANDA CEBALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SERGILAINE FÁTIMA DE MIRANDA CEBALHO
DATA : 13/10/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Web conferência
TÍTULO:

ANÁLISE DISCURSIVA DA AVALIAÇÃO PARA DESEMPENHO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO: FRONTEIRAS E INTERDIÇÃO DE SENTIDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação para Desempenho dos Docentes; Políticas Públicas; Avalia-MT; Análise de Discurso; Ideologia.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

Esta tese, vinculada à área de concentração Estudo de Processos Linguísticos e à linha de pesquisa Estudo de Processos Discursivos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGL/UNEMAT), filia-se à Análise de Discurso, teoria que teve seu efeito-início com Michel Pêcheux, na França, e que foi reterritorializada, no Brasil, por Eni Orlandi. A teoria materialista dos processos discursivos possibilita analisar a (des)construção e a contínua compreensão de seu objeto – o discurso –, lugar material em que a língua e a ideologia se (des)encontram. A construção desta pesquisa está intrinsecamente ligada à compreensão da língua(gem) e do seu funcionamento para a determinação dos modos de subjetivação e identificação pelo processo de escolarização, materializados nas práticas discursivas da educação e das políticas públicas do estado de Mato Grosso. O interesse analítico por essas tessituras decorre dos estudos realizados anteriormente, no mestrado, e da participação no Grupo de Estudo Políticas e Ensino de Línguas no Centro-Oeste (GEPELCO-CNPq) do campus Universitário de Cáceres “Jane Vanini”, os quais apontam para a necessidade de políticas mais comprometidas com o real da cidade e com a constituição de sujeitos históricos capazes de (re)significar seus espaços de subjetivação. Pensar na língua(gem) como lugar da diluição do real, pelo simbólico e pela ideologia, materializados nos discursos da política pública de monitoramento da qualidade educacional do processo de ensino e aprendizagem do estado de Mato Grosso, constitui a inquietação que move esta pesquisa. Tomamos como corpus a Avaliação para Desempenho dos Profissionais Docentes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, inserida na política macro do Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso (Avalia-MT). Para tanto, constituímos um arquivo com documentos oficiais e orientativos sobre o processo de avaliação docente e, por meio de nossos gestos de leitura, buscamos compreender como a Ciência, o Estado e as Políticas, em relação com os sujeitos, a educação e o espaço, produzem sentidos, determinam modos de identificação e de subjetivação dos profissionais da educação e, sobretudo, prescrevem diferentes modos de circulação e de produção de sentidos à chamada “reterritorialização” do processo de ensino-aprendizagem. As nossas análises (d)enunciaram que a política, sustentada pela lógica positivista e meritocrática, joga para determinação dissimétrica e o recobrimento-reprodução-reinscrição da divisão de classe e a diluição do real da escola. Ao longo da pesquisa, identificamos que a avaliação do docente, sob essa perspectiva, funciona como um mecanismo de controle ideológico e disciplinar, direcionando o perfil do professor ideal e reforçando uma estrutura educacional voltada para a produtividade e a mensuração de resultados. O estudo também destaca as contradições desse modelo, mostrando como ele oculta a crise educacional ao (re)formular discursos sobre o fracasso escolar e a qualidade do ensino. Por fim, a pesquisa propõe reflexões sobre alternativas mais democráticas de avaliação, que considerem a diversidade de contextos educacionais e valorizem a participação dos professores na construção dos critérios avaliativos. Contribuímos, assim, para o debate sobre políticas públicas educacionais, ao questionar  a forma como a avaliação docente tem sido utilizada como instrumento de regulação e propor reflexões e caminhos para uma educação mais crítica, solidária e inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 55846009 - JOELMA APARECIDA BRESSANIN
Interna - 264.124.178-18 - ILKA DE OLIVEIRA MOTA - UNICAMP
Externa à Instituição - CAROLINA MARIA RODRIGUEZ ZUCCOLILLO - UNICAMP
Externa à Instituição - 415.540.271-87 - LOURDES SERAFIM DA SILVA - SEDUC-MT
Externa à Instituição - NAIARA SOUZA DA SILVA - Unipampa
Notícia cadastrada em: 23/09/2025 21:16
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