Banca de DEFESA: ALINE DA SILVA NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE DA SILVA NEVES
DATA : 27/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

APRENDA INGLÊS COM OS PROFESSORES MAIS LEGAIS DA INTERNET: UMA ANÁLISE VERBO-VISUAL DE UM PERFIL NO INSTAGRAM


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Dialógica do Discurso; verbo-visualidade; ensino de inglês; Instagram; discurso publicitário.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Esta pesquisa de mestrado está inserida na área de Linguística, na Linha de Pesquisa Estudo de processos de práticas sociais da Linguagem e tem como objetivo geral investigar e analisar os possíveis efeitos de sentido produzidos pelas publicações do perfil “@sejainglesfluente” da plataforma de mídia social Instagram, a fim de engajar seus usuários aos seus conteúdos. Para tanto, foram selecionadas oito postagens publicadas no feed da página, cuja análise foi realizada à luz da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin e o Círculo, em diálogo com estudos sobre verbo-visualidade e discurso digital. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem dialógica, fundamentada nos pressupostos teóricos da ADD e na investigação das práticas discursivas em ambientes digitais. O trabalho busca respostas para as seguintes questões de investigação: 1. Como se constituem os oito enunciados concretos/posts (escolhidos) do perfil “@sejainglesfluente” da plataforma de mídia social Instagram? 2. Quais os tipos de relações dialógicas se estabelecem entre os posts selecionados e o usuário do perfil “@sejainglesfluente da plataforma de mídia social Instagram? 3. Que efeitos de sentido esses enunciados podem produzir para o possível engajamento e a adesão do usuário/seguidor e sucesso do perfil selecionado - “@sejainglesfluente”? Metodologicamente, realizamos o mapeamento e a descrição do corpus, delimitamos as postagens de acordo com suas regularidades e procedemos à análise dialógica dos enunciados verbo-visuais. Identificou-se que algumas postagens recorrem a recursos verbo-visuais que remetem ao discurso publicitário, articulando referências ao falante nativo e à aprendizagem acelerada como estratégias de persuasão e engajamento. Observa-se que a verbo-visualidade das postagens é utilizada estrategicamente para persuadir o seguidor, explorando elementos gráficos, cores, tipografia e organização textual para potencializar o apelo comercial. Além disso, identificam-se relações dialógicas entre os discursos presentes nas publicações e narrativas amplamente difundidas sobre o ensino da língua inglesa na era digital. Espera-se que os resultados deste trabalho auxiliem professores, estudantes, pesquisadores e estudiosos da área a refletirem criticamente sobre o impacto das redes sociais na construção de discursos sobre o ensino de línguas, ampliando as possibilidades de compreensão da relação entre verbo-visualidade, ideologia e aprendizagem no ambiente digital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Interna - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Interno - 020.853.382-67 - RODRIGO DE SANTANA SILVA -
Externa à Instituição - 884.017.401-00 - RUTE ALMEIDA E SILVA - SEDUC-MT
Notícia cadastrada em: 12/11/2025 22:45
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1