Banca de DEFESA: Diemes Farias de França

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Diemes Farias de França
DATA : 21/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Toponímia urbana de Rio Branco: proposta para o ensino bilíngue de Surdos a partir de dados do Inventário de Libras de Rio Branco, Acre


PALAVRAS-CHAVES:

Toponímia. Libras. Acessibilidade. Inventário de Libras de Rio Branco.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

O ato de nomear os espaços geográficos é inerente ao homem e faz parte dos processos de interação e localização física na paisagem urbana e rural (Sousa, 2019). A Toponímia é a área da Linguística que trata dos nomes próprios de lugares. Nesta pesquisa tratamos sobre a toponímia urbana em Libras de Rio Branco, capital do estado do Acre, mais especificamente sobre a aplicação da toponímia no ensino (Educação Bilíngue de Surdos). A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua da comunidade surda brasileira. Embora o Brasil tenha outras línguas de sinais, a Libras é a mais falada nos centros urbanos do país. Esta pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada, especificamente, na linha “Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem”, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística (PPGL), e tem como objetivo geral apresentar uma proposta para o ensino da toponímia urbana de Rio Branco em Libras a partir de dados selecionados do Inventário de Libras da Região de Rio Branco, Acre. O Inventário de Libras é um projeto de constituição de corpus gerado a partir de entrevistas e outras atividades de elicitação com surdos naturais da capital acreana. A fundamentação teórica se baseia em: Miranda (2022), Quadros (2019), Sousa (2019, 2022a, 2022b, 2023), Taub (2001). A pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é do tipo descritiva e, quanto aos procedimentos, é classificada como documental. As análises serão realizadas com base na proposta de Miranda (2020), para a análise motivacional dos dados; Sousa (2019), para a análise formal dos topônimos; e Taub (2001), para a análise icônica dos dados. Ao final, apresentamos sugestões didáticas para o trabalho da toponímia em Libras na Educação Bilíngue de Surdos. Concluímos que a toponímia em Libras consegue contribuir com a educação de surdos, especialmente pelo seu caráter interdisciplinar, que favorece as relações entre a Linguística, a História, a Geografia, associando-as com a Cultura Surda. Ao estudar os nomes próprios em Libras, os alunos poderão resgatar conhecimentos históricos dos locais estudados, das características geográficas dos ambientes e das manifestações culturais dos espaços pesquisados – tudo na perspectiva visual dos surdos locais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 466.104.133-04 - ALEXANDRE MELO DE SOUSA - UFAC
Interna - 314.500.911-72 - LUCIA MARIA DE ASSUNÇÃO BARBOSA - UNEMAT
Externa à Instituição - ROSANE GARCIA SILVA - UFAC
Notícia cadastrada em: 07/02/2025 10:22
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