Banca de DEFESA: WELICA CRISTINA DUARTE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELICA CRISTINA DUARTE DE OLIVEIRA
DATA : 11/12/2025
HORA: 13:00
LOCAL: https://meet.google.com/mdb-ktkb-kgf
TÍTULO:

 ENTRE PRÁTICAS ONLINE OFFLINE: ESPAÇOS, LUGARES E AFFORDANCES NA SALA DE AULA NO ENSINO DE INGLÊS EM MATO GROSSO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de língua inglesa; affordances; lugar; Place-based learning; integração tecnológica.


PÁGINAS: 156
RESUMO:

Em contextos de ensino de língua inglesa, sobretudo na rede pública de ensino, a construção de práticas pedagógicas significativas representa um desafio constante. No estado de Mato Grosso, essa realidade é atravessada por uma série de fatores que dificultam o pleno aproveitamento das affordances (Gibson, 1986; Van Lier, 2004; Aronin, 2004; Scarantino, 2003) que emergem neste processo, tais como a desmotivação dos alunos, limitações estruturais e de espaço/tempo, desafios no acesso e uso crítico de materiais pedagógicos contextualizados, e a lacuna entre as dimensões pedagógica, crítica e tecnológica no ensino e na formação de professores. Este estudo aplicado, auto etnográfico, de cunho interpretativo e propositivo buscou analisar quais foram as percepções, discursos e sentimentos que emergiram na comunidade escolar -  principalmente, a partir das vozes de professores e alunos - no espaço intra pandêmico na rede pública em Mato Grosso, e refletir como essas experiências e percepções se relacionam com o lugar, espaço e affordances no ensino e aprendizagem significativos de LI. Embora as tecnologias e mídias digitais ofereçam múltiplos recursos dinâmicos que favorecem o desenvolvimento de letramentos do século 21, sua integração significativa demonstra-se ainda limitada. Diante disso, propõe-se a adoção de movimentos reflexivos e avaliativos, capazes de orientar a integração proposital da tecnologia no ensino de inglês, de forma contextualizada e articulada ao espaço (Lefebvre, 1991; Soja, 1989; 1996; Tuan, 1977; Massey, 2005) e prática situada dos estudantes. Para isso, como resultado, foi concebido o Filtro Avaliativo Reflexivo (FAR), como um instrumento que visa propiciar essas reflexões entre os professores em suas experiências locais de ensino. Sob uma perspectiva rizomática (Deleuze; Guattari, 1995) da própria construção de conhecimento e das redes de ensino, e com base nas contribuições no campo do Place-Based Learning (Sobel, 2004; Gruenewald; Smith, 2008), da Linguística Aplicada Crítica (Pennycook, 2010; 2017) e movimentos teóricos de espaço e linguagem no pós-humanismo (Lenters; Mcdermott, 2019; Comber, 2016), este estudo propõe reflexões que promovam experiências na aula de inglês que ofereçam oportunidades formativas conectadas aos vínculos identitários dos alunos e que fortaleçam sua agência em diferentes espaços de atuação, tanto online quanto em experiências corporificadas na comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 466.104.133-04 - ALEXANDRE MELO DE SOUSA - UFAC
Interna - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externa ao Programa - 82419001 - OLANDINA DELLA JUSTINA
Externa à Instituição - DENISE HIBARINO - UFPR
Externa à Instituição - SOUZANA MIZON - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 26/11/2025 17:50
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1