Banca de DEFESA: DANIELE ANGÉLICA BORGES FOLETTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE ANGÉLICA BORGES FOLETTO
DATA : 11/08/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ESTUDO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LINGUA INGLESA EM PLATAFORMAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA


PALAVRAS-CHAVES:

: Sociolinguística Educacional; Expressões Idiomáticas; Plataformas Digitais; Imersão em Língua Inglesa; Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa.


PÁGINAS: 164
RESUMO:

Este estudo propõe-se a investigar o uso e a transformação das expressões idiomáticas da língua inglesa em plataformas digitais, analisando de que maneira o ambiente virtual impacta suas formas e significados. A problemática central reside na necessidade de compreender como esses elementos linguísticos tradicionais, fundamentais para a comunicação cotidiana, são adaptados em um contexto caracterizado pela informalidade, multiculturalismo e inovação tecnológica. A relevância da pesquisa fundamenta-se no contexto da globalização do inglês como língua franca e na ascensão das redes sociais como espaços de interação, o que torna imprescindível compreender as mudanças que essas expressões sofrem, oferecendo, assim, subsídios valiosos para o entendimento das dinâmicas culturais e das tendências linguísticas atuais. O objetivo geral consiste em analisar o uso de expressões idiomáticas em ambientes digitais a partir de uma perspectiva sociolinguística, com ênfase na identificação das expressões mais recorrentes, na análise de suas variações semânticas e formais e na investigação da influência de fatores culturais em seu emprego. Parte-se da hipótese de que tais expressões são frequentemente simplificadas e ressignificadas com o intuito de torná-las mais acessíveis, sendo muitas vezes reinterpretadas pelos usuários com base em seus próprios contextos culturais. Além disso, considera-se que o ambiente digital propicia a emergência de novas expressões idiomáticas. A pesquisa também se volta para a investigação de estratégias e abordagens inovadoras no ensino de língua inglesa no contexto educacional pós-pandêmico, com especial atenção à realidade da escola pública — historicamente afetada por processos de precarização, negligência e desvalorização por parte do poder público. Para sustentar teórica e metodologicamente essa proposta, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica, buscando respostas para questões urgentes relativas ao presente e ao futuro da educação, sobretudo no enfrentamento de situações extremas, como a pandemia da COVID-19, que expôs a fragilidade das estruturas educacionais e sociais. Durante o isolamento social, observou-se o aumento do consumo de conteúdos midiáticos que retratam cenários distópicos, fenômeno que favoreceu a proliferação de discursos desinformativos e teorias sem respaldo científico, intensificando o problema da desinformação. É nesse contexto conflituoso que esta pesquisa dá continuidade a um trabalho anteriormente desenvolvido sobre o ensino da língua inglesa por meio do uso de expressões idiomáticas em séries televisivas (FOLETTO, 2021). A fundamentação teórica baseia-se em autores clássicos dos Estudos Sociolinguísticos, como William Labov (1972), Louis-Jean Calvet (2002), Stella Maris Bortoni-Ricardo (2008), Magda Soares (2002) e Marcos Bagno (2005), cujas obras buscam articular a linguagem com os processos educativos, consolidando a abordagem da Sociolinguística Educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 627.501.519-53 - CRISTIANE SCHMIDT - UNEMAT
Interno - 127.949.268-61 - ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA - UNEMAT
Interna - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externa ao Programa - 100828003 - NEUSA INES PHILIPPSEN
Externa à Instituição - MÁRCIA SIPAVICIUS SEIDE - Unioeste
Notícia cadastrada em: 14/07/2025 20:11
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1