A POTÊNCIA DOS AFETOS NAS EXPERIÊNCIAS TRANSFORMATIVAS NO INSTITUTO MOINHO CULTURAL SUL-AMERICANO NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA:VIVÊNCIAS, PERFORMANCES E PRÁTICAS TRANSLÍNGUES
Construção de Sentidos. Afeto. Espaço translíngue. Trajetórias de vida.
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística – PPGL
da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, está inscrita na área de concentração
“Estudo de Processos Linguísticos” e na linha de pesquisa “Estudo de Processos de Práticas
Sociais da Linguagem”, na perspectiva da Linguística Aplicada. Como objetivo desta pesquisa,
busco analisar, em um espaço translíngue, a construção de sentidos na produção de afecções, a
partir de trajetórias de vida de participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Para
tanto, como arcabouço teórico, pautei-me nos estudos da translinguagem (Canagarajah, 2020;
Garcia, 2020; Rocha e Maciel, 2015; Wei, 2011) e das teorias de afeto Morgan, Rocha e Maciel
(2021) e Spinoza (2009). O viés metodológico, pelo qual me orientei, consiste na abordagem
qualitativa, com base na metodologia emergente pós-moderna, dos estudos de Somerville
(2007, 2012) e Maciel (2016). Optei por esta metodologia por ser uma abordagem mais
dinâmica para a análise de dados, levando em conta três aspectos para a qualidade da
emergência: os processos de wondering, becoming e generating. Neste cenário, a emergência
possibilita a fluidez, o desenvolvimento, o imprevisto, na procura por novos saberes. Nessa
perspectiva, os dados foram gerados durante as minhas visitas ao Instituto Moinho Cultural Sul-
Americano em Corumbá-MS. Considerei, para análise, os dados gerados a partir de múltiplos
instrumentos: anotações no diário de campo onde observei tudo o que via e sentia, gravação de
áudio e vídeo feitas a partir de meu celular, gravações recebidas dos participantes através de
meu WhatsApp. A partir desta pesquisa busquei promover uma reflexão acerca de como os
sentidos são construídos e podem emergir, considerando uma dimensão corporificada e afetiva
tanto na teoria como na prática. Procurei olhar para os encontros de corpos, para as trajetórias
de vida de integrantes do Moinho. Busquei, a partir das emergências, as percepções translíngues
e afetivas das trajetórias de vida. Essa profusão de vivências provocou a geração de novos
conhecimentos e sentimentos antes não pensados por mim ou para esta pesquisa.