A DESIGNAÇÃO NA NOMEAÇÃO E RENOMEAÇÃO DO CES À EEDIEB PROF. MILTON MARQUES CURVO: UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA
Nomeação; Renomeação; EEDIEB.
Esta pesquisa insere-se na área de Estudos de Processos Linguísticos, especificamente na linha de pesquisa de Estudo de Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem como propósito analisar o processo de renomeação da unidade escolar Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica “Prof. Milton Marques Curvo”, localizada no município de Cáceres, Estado de Mato Grosso. A unidade escolar foi criada em 1981 para oferta do Ensino Supletivo e seu nome original era Centro de Estudos Supletivos de Cáceres, popularmente conhecido como CES. Ao longo dos anos, a escola passou por várias renomeações, até chegar ao nome atual. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa utiliza como corpus os Decretos e Leis estaduais de nomeação e renomeação que percorrem os anos de 1981 a 2021, embasando-se na teoria Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães (2017, 2018). A análise apresenta a descrição da cena enunciativa dos atos que nomearam e renomearam a unidade escolar, considerando as particularidades linguísticas por meio dos procedimentos de análises de articulação e reescrituração, que permite-nos compreender como foram construídas as designações nas relações enunciativas a partir do acontecimento do dizer. A partir da análise semântico-enunciativa da nomeação e renomeação da EEDIEB “Prof. Milton Marques Curvo”, observamos como o processo de significação é dinâmico e multifacetado, pois articula passado, presente e futuro na construção do sentido dos nomes atribuídos à unidade escolar. Os novos nomes e suas transformações não são apenas resultado das mudanças administrativas, mas, também, de uma complexa retomada a memoráveis e sentidos que ressignificam o papel da instituição na sociedade. Assim, concluímos que a linguagem é fundamental na construção de sentidos e na manutenção da memória histórica e social dessa instituição, sendo que as práticas de nomeação e renomeação contribuem para a formação de uma identidade coletiva e institucional.