A TOPONÍMIA URBANA EM LIBRAS DE RIO BRANCO E ENSINO: PROPOSTA A PARTIR DOS DADOS DO INVENTÁRIO DE LIBRAS DE RIO BRANCO, ACRE
Toponímia. Libras. Acessibilidade. Inventário de Libras de Rio Branco.
O ato de nomear os espaços geográficos é inerente ao homem e faz parte dos processos de interação e localização física na paisagem urbana e rural (Sousa, 2019). A Toponímia é a área da Linguística que trata dos nomes próprios de lugares. Nesta pesquisa tratamos sobre a toponímia urbana em Libras de Rio Branco, capital do estado do Acre. A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua da comunidade surda brasileira. Embora o Brasil tenha outras línguas de sinais, a Libras é a mais falada nos centros urbanos do país. Esta pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada, especificamente, na linha “Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem”, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística (PPGL), e tem como objetivo geral apresentar uma proposta para o ensino da toponímia urbana de Rio Branco a partir de dados selecionados do Inventário de Libras da Região de Rio Branco, Acre. O Inventário de Libras é um projeto de constituição de corpus gerado a partir de entrevistas e outras atividades de elicitação com surdos naturais da capital acreana. A fundamentação teórica se baseia em: Miranda (2022), Quadros (2019), Sousa (2019, 2022a, 2022b, 2023), Taub (2001). A pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é do tipo descritiva e, quanto aos procedimentos, é classificada como documental. As análises serão realizadas com base na proposta de Miranda (2020), para a análise motivacional dos dados; Sousa (2019), para a análise formal dos topônimos; e Taub (2001), para a análise icônica dos dados. Ao final, apresentamos sugestões didáticas para o trabalho da toponímia em Libras na Educação Bilíngue de Surdos. Como a pesquisa não está concluída, não apresentaremos, neste momento, resultados.