VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO MATERIAL ESTRUTURADO DO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO
Sociolinguística Educacional; Competência Comunicativa; Contínuo. Variação linguística.
Esta tese, inscrita na linha de pesquisa “Estudo de Processos de Variação e Mudança” do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), objetiva investigar os fundamentos teóricos da variação linguística e as metodologias sugeridas na proposta dos cadernos de Língua Portuguesa que compõem o material estruturado para a rede estadual de Mato Grosso. Analisamos a articulação das habilidades da variação e da heterogeneidade linguísticas nas atividades de Língua Portuguesa para o 1º ano do Ensino Médio, para investigar se a variação apresentada nos cadernos tem relação com as habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento de Referência Curricular (DRC-MT) que propõe: “Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza”. Tem como teoria de sustentação a Sociolinguística Educacional, por oportunizar aporte teórico e metodológico para a pesquisa e para o ensino da variação linguística na prática de sala de aula, propondo a inclusão da variante linguística dos alunos, junto à variação linguística prestigiada para o desenvolvimento de sua competência comunicativa. Fundamentamos a pesquisa nos estudos de Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2009, 2011, 2014, 2021, 2022), Bagno (1999, 2000, 2002, 2003, 2004, 2007, 2009, 2012, 2013, 2014, 2015), Brasil (2018, 2022), Calvet (2002), Camacho (2003), Coracini & Cyranka (1999, 2016), Faraco (1997, 2007, 2008, 2023), Ilari & Basso (2023), Karim (2004), Labov (2006, 2008), Mato Grosso (1998, 2021, 2023), Weinreich, Labob & Herzog (2006), Ziles & Faraco (2015) e outros linguistas. Os resultados obtidos expõem a necessidade de formação continuada aos professores de Língua Portuguesa em Sociolinguística, na perspectiva de valorizar a variação linguística que o aluno já domina e possibilitar o estudo de outras variações que impliquem em letramentos e usos da linguagem em diferentes situações comunicativas.