AS DINÂMICAS DAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO (DES)CONTINUADA DE LÍNGUA INGLESA DO CEFAPRO-POLO DE PONTES E LACERDA - MT: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA DOS SISTEMAS DINÂMICOS COMPLEXOS
Formação Continuada de Professores. Ensino de Língua Inglesa e Tecnologias Digitais. Sistemas Dinâmicos Complexos.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar, pelo viés da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (LARSENFREEMAN, 2017; MORIN, 2013; PAIVA, 2011; CAMERON, 2008; HOLLAND, 1995), as dinâmicas das práticas de formação continuada dos professores de Língua Inglesa (LI) da Educação Básica, desenvolvidas pela professora formadora de LI do órgão estadual CEFAPRO (Centro de Formação e Atualização dos Profissionais de Educação Básica), na cidade de Pontes e Lacerda – MT. Uma vez que os professores estão inseridos no ambiente escolar que necessita acompanhar o desenvolvimento tecnológico e digital da sociedade, que possui acesso à rede mundial de computadores, as práticas de formação de professores devem levar em conta que a internet, ou o ciberespaço (LÉVY, 2010) em si, reorientaram outras formas de produzir, avaliar e tratar o conhecimento. Para realizar esse estudo de caso, qualitativo, de cunho interpretativista, os instrumentos de coleta foram entrevistas e questionários no Google Forms com os formadores e professores, bem como visitas para observação durante os encontros de formação. Assim, a análise registrou como as dinâmicas das práticas da professora formadora de LI são apresentadas na formação de professores do CEFAPRO-Polo de Pontes e Lacerda e de que maneira beneficiam o processo de formação continuada do professor de LI.