TOPONÍMIA EM LIBRAS E ENSINO: PROPOSTA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E O PROTAGONISMO SURDO NA ESCOLA
Toponímia em Libras; Educação Bilíngue de Surdos; Interdisciplinaridade; Linguística Aplicada; Ensino Médio
Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da Linguística Aplicada, na linha de pesquisa "Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem" do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino da toponímia em Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltada aos municípios do estado do Acre. A proposta fundamenta-se em dados selecionados do Inventário de Libras da Região de Rio Branco – Acre e busca responder à seguinte pergunta: Como a toponímia em Libras dos municípios do Acre pode ser aplicada em sala de aula, numa perspectiva interdisciplinar, voltada à educação bilíngue de surdos? Defende-se a tese de que a abordagem aplicada e crítica da toponímia em Libras contribui para a construção de saberes interdisciplinares e fortalece o processo formativo do estudante surdo, promovendo seu protagonismo no espaço escolar. A pesquisa possui caráter aplicado, com abordagem qualitativa, sendo explicativa quanto aos objetivos e documental quanto aos procedimentos. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos de Rajagopalan (2003, 2006), Moita Lopes (1996, 2006), Fazenda (2015) e Sousa (2019, 2022), articulando os campos da Linguística Aplicada, educação bilíngue, toponímia e interdisciplinaridade. A proposta didática será implementada em duas escolas estaduais de ensino médio em Rio Branco (AC), com alunos surdos, promovendo uma abordagem crítica da toponímia como elemento linguístico, histórico e cultural. As contribuições da pesquisa se manifestam em diferentes dimensões, especialmente no campo educacional, linguístico e social, ao propor um ensino de Libras contextualizado e significativo para a comunidade surda.