Banca de QUALIFICAÇÃO: Paulo Henrique Procópio Moreira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Henrique Procópio Moreira
DATA : 12/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Cáceres
TÍTULO:

A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA NA PRODUÇÃO DO SENTIDO E O IMPACTO DAS MEMÓRIAS (IM)PLANTADAS NO DISCURSO E NO PROCESSO PENAL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL.


PALAVRAS-CHAVES:

Sentido; Discurso; Memórias Plantadas; Processo Penal


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A presente dissertação se inscreve na linha de Pesquisa de Estudos de Processos Discursivos do programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Linguística da Unemat, e surgiu com o objetivo de entender e procurar mostrar como funciona a produção de sentido e a importância da memória nesta produção de sentido sob a ótica da Análise do Discurso. Sabendo da importância da memória na produção do discurso e consequentemente na produção do sentido discursivo, traremos ao centro da discussão o quão impactante pode ser a plantação de memórias em um sujeito. Como essa memória plantada/posta pode modificar um discurso e seu sentido. Deste modo, é de se pensar como um sujeito pode, através de induções, plantar memórias noutro sem mesmo que esses fatos tenham ocorrido no campo da realidade? E como essas memórias plantadas influenciam diretamente na produção de sentido discursivo, podendo até criar um fato que antes das memórias plantadas seria inimaginável? Como pode uma ou algumas sugestões memoriais modificar parcial ou totalmente uma cadeia de significações e consequentemente todo um discurso? Será possível analisar discursos e identificar possíveis memórias plantadas e induções de memórias em sujeitos distintos? Essas são algumas perguntas que esta dissertação procurará responder através de uma análise de caso. Pegamos como exemplo dois grandes e desastrosos casos que ocorreram em nosso país: O caso da Escola Base em São Paulo e o caso das “Bruxas de Guaratuba” no Paraná, com foco principalmente neste último. Ambos os casos têm relação direta com o discurso, memórias plantadas, mudança de significados, envolvimento com crimes de alta gravidade e o Processo Penal em sua essência. Nos dois casos houve discursos importantes e que através de seus significados e importância resultaram em graves consequências a suspeitos de crimes bárbaros (estupro de vulnerável e homicídio infantil). No entanto, em ambos os casos, como observaremos, houve sugestionabilidade discursiva e uma provável plantação de memórias nos envolvidos e na própria coletividade. Interessante analisarmos os casos para entendermos como essa memória posta e alteração de sentido podem impactar (e destruir) vidas, para além do sentido discursivo.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 295514101 - ENI DE LOURDES PUCCINELLI ORLANDI
Interna - 260.313.106-00 - OLIMPIA MALUF SOUZA - UNEMAT
Externa à Instituição - Debora Raquel Hettwer Massmann - UFAL
Notícia cadastrada em: 02/12/2024 08:42
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1