LICEU CUIABANO, UM SÉCULO E SUA TEMPORALIDADE: UMA ANÁLISE ENUNCIANTIVA DO NOME PRÓPRIO
Palavras-chave: Liceu Cuiabano; nomeação; relações enunciativas; Semântica do Acontecimento.
Este trabalho, vinculado à Área de Concentração de Estudo de Processos Linguísticos, Linha de Pesquisa Estudos dos Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), visa compreender a significação no processo de nomeação e renomeação da escola Liceu Cuiabano ao longo de sua constituição e de sua história, buscando analisar os sentidos produzidos e as relações enunciativas envolvidas em cada acontecimento. Tomamos como pressupostos teórico-metodológicos a Semântica do Acontecimento, desenvolvida por Guimarães (2002; 2018), no Brasil, que propõe a análise dos sentidos na linguagem a partir do estudo da enunciação, no acontecimento do dizer. Com base nessa abordagem, será possível compreender como o nome da escola foi construído e significado em diferentes momentos históricos, desde sua fundação até os dias atuais, possibilitando a compreensão das relações entre linguagem, história e sociedade.