Banca de DEFESA: JOÃO RENATO DOS SANTOS JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO RENATO DOS SANTOS JUNIOR
DATA : 29/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

TOPONÍMIA EM LIBRAS: A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA BILÍNGUE PARA O ENSINO DE SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Toponímia em Libras; Educação Bilíngue de Surdos; Interdisciplinaridade; Linguística Aplicada


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da Linguística Aplicada, na linha de pesquisa "Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem" do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), tem por objetivo analisar em que medida o planejamento do trabalho de docentes surdos, para o ensino da Toponímia, realizado em perspectiva colaborativa e bilíngue, implica na elaboração de propostas pedagógicas que considerem os aspectos linguísticos, culturais e didático-metodológicos da Educação de surdos. Parte-se da pergunta: Em que medida o planejamento do trabalho de docentes surdos, realizado em perspectiva colaborativa e bilíngue, implica na elaboração de propostas pedagógicas para o ensino de Toponímia que considerem os aspectos linguísticos, culturais e didático-metodológicos da Educação de surdos? O estudo é fundamentado por Rajagopalan (2003, 2006), Moita Lopes (1996, 2006), Fazenda (1999; 2015) e Sousa (2019, 2022), articulando contribuições da Linguística Aplicada, educação bilíngue, toponímia e interdisciplinaridade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação com a participação de quatro professores surdos (dois homens e duas mulheres) de Rio Branco, Acre. Inicialmente, foi apresentada uma proposta didática envolvendo a toponímia em Libras numa perspectiva interdisciplinar, a qual passou por oficinas, discussões e processos colaborativos de aprimoramento. Os resultados indicam que a reescrita final da proposta incorporou práticas que fortaleceram o protagonismo e a autonomia docente surda, articulou a interdisciplinaridade com pressupostos da Linguística Aplicada crítica, e incluiu elementos visuais e culturais próprios da comunidade surda. Constatou-se que a colaboração entre pares surdos e o planejamento bilíngue ampliam as possibilidades de construção de propostas pedagógicas mais significativas e contextualizadas para o ensino de Toponímia, além de contribuir para práticas educativas mais inclusivas e culturalmente sensíveis. Conclui-se que processos colaborativos de planejamento, quando centrados nos saberes e experiências de docentes surdos, constituem caminhos potentes para o fortalecimento da educação bilíngue e para a valorização da Libras como língua de instrução.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 466.104.133-04 - ALEXANDRE MELO DE SOUSA - UFAC
Interna - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Interno - 020.853.382-67 - RODRIGO DE SANTANA SILVA -
Externa à Instituição - LILIANE LEMOS SANTANA BARREIROS - UEFS
Externa à Instituição - ROSANE GARCIA SILVA - UFAC
Notícia cadastrada em: 09/09/2025 15:06
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