ANÁLISE DIALÓGICA DE ATIVIDADES DE LEITURA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS NOS CADERNOS IMPRESSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (6º AO 9º ANOS) DO SISTEMA ESTRUTURADO DE ENSINO DE MATO GROSSO
Cadernos de Língua Portuguesa; Verbo-visualidade; Ensino Fundamental; Leitura; Análise Dialógica do Discurso.
Este trabalho, vinculado à área de concentração “Estudo de Processos Linguísticos” e à Linha de Pesquisa “Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Cáceres, tem como objetivo investigar a proposta de leitura de textos constituídos pela materialidade verbo-visual, apresentada nas apostilas impressas do Sistema Estruturado de Ensino da disciplina de Língua Portuguesa, voltadas aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), adotadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso a partir do ano de 2022. De modo específico, esta pesquisa busca analisar e compreender como os textos verbo-visuais são inseridos nas atividades pedagógicas desses materiais e de que modo podem contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas aos multiletramentos e à formação de leitores críticos. O interesse por esse objeto de estudo emergiu a partir da substituição, por parte do poder público estadual, dos livros didáticos vinculados ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), reconhecido por seus critérios de avaliação, por materiais apostilados adquiridos sem a mesma exigência de avaliação técnica e pedagógica. Pesquisas anteriores, como as de Paes de Barros e Costa (2012) e Costa (2016, 2018), centradas em livros didáticos avaliados pelo PNLD, revelaram que os textos verbo-visuais, quando didatizados de forma superficial, pouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades específicas demandadas por esse tipo de materialidade textual. Assim, parte-se da hipótese de que os materiais apostilados adotados no estado de Mato Grosso, ao não passarem por processos formais de avaliação como os conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC), não contemplam adequadamente as especificidades composicionais e discursivas da dimensão verbo-visual no processo de ensino-aprendizagem da leitura. Do ponto de vista teórico-metodológico, esta tese fundamenta-se nos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (ADD), especialmente nos conceitos de enunciado concreto, relações dialógicas e compreensão ativa e responsiva, em articulação com os estudos sobre a dimensão verbo-visual do enunciado (Brait, 2009, 2012; Costa, 2016, 2018), os fundamentos sobre leitura e formação crítica (Freire, 1982, 1996; Chartier, 1998), bem como os documentos normativos oficiais em âmbito federal e estadual, notadamente a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e as Diretrizes Curriculares do Estado de Mato Grosso (MATO GROSSO, 2018). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem dialógica, cujo corpus é constituído por textos verbo-visuais selecionados em duas unidades de cada um dos cadernos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Os resultados preliminares evidenciam que predomina uma prática pedagógica centrada na gramática normativa e em atividades extensas de caráter estruturalista. Ela prioriza o domínio de regras linguísticas formais em detrimento da exploração integrada dos elementos verbais e visuais. Isso reduz as possibilidades de desenvolvimento da competência leitora em sua dimensão crítica e multiletrada.