PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE INGLÊS PÓS-PANDEMIA E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA REDE ESTADUAL DE CÁCERES-MT
Pós-pandemia; Ensino de Língua Inglesa; Tecnologias digitais.
Este estudo se insere na área da Linguística Aplicada, mais especificamente na linha de pesquisa de “Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Linguística – PPGL da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. A pandemia da covid-19 trouxe mudanças profundas para a educação brasileira, destacando a necessidade de adaptação às tecnologias digitais e de capacitação contínua dos professores. Três anos após esse evento histórico, o ensino de Língua Inglesa (LI) ainda enfrenta desafios importantes nesse novo cenário educacional. Este estudo tem como objetivo compreender os impactos e mudanças nas práticas de ensino de LI no período pós-pandêmico, com foco nas percepções dos professores da rede pública de Cáceres–MT sobre a integração de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. A relevância do tema decorre da transformação tecnológica acelerada pós-pandemia e da necessidade de explorar criticamente o uso dessas ferramentas no ensino. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa exploratória e descritiva, dada a necessidade de investigar questões específicas do contexto local. Para a coleta de dados, utiliza-se um questionário objetivo-discursivo aplicado a oito professores de LI. Uma análise será conduzida à luz de autores como Bannell (2017), Selwyn (2017), Laval (2019) e Arantes (2023), que oferecem uma perspectiva crítica sobre a incorporação de tecnologias digitais no ambiente escolar.