Banca de DEFESA: ESTELA SERAGLIO FURRER

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESTELA SERAGLIO FURRER
DATA : 30/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: webconferência
TÍTULO:



OS SENTIDOS DE PALAVRAS E EXPRESSÕES EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS DE CURSOS DE INGLÊS À LUZ DA TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS


PALAVRAS-CHAVES:

 

Teoria da Argumentação na Língua. Teoria dos Blocos Semânticos. Descrição semântico-argumentativa. Textos publicitários.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

Esta  pesquisa inscreve-se na área de Estudo de Processos Linguísticos e na linha de pesquisa Estudo dos Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da UNEMAT e se propõe a descrever e analisar a construção dos sentidos de palavras e expressões  em textos publicitários de escolas de idiomas à luz da Teoria dos Blocos Semânticos, examinando como se dá a prefiguração argumentativa da relação escola X e conhecimento da língua inglesa associada às relações linguística e imagética. Esta pesquisa se fundamenta nos estudos de Ducrot (1987, 1996, 1988, 2002, 2004, 2009c), Carel e Ducrot (2005), Carel e Machado (2016), Carel e Gomes (2019), Carel  (2001b, 2011, 2020, 2021a, 2021d), Barbisan (2002, 2007, 2013), Freitas (2006), Chaise e Freitas (2022), Freitas e Silva (2020), Gomes (2020 e 2021), dentre outros autores que concebem as relações intralinguísticas e tratam a língua como possibilidade argumentativa, produto do emprego da língua, a enunciação. Nessa linha, compreendemos que o sentido está no discurso – representação da enunciação que se dá fundamentalmente pelas relações intralinguísticas, ou seja, entrelaçamentos que pela combinação de palavras entre si e com outras em que subjaz o sentido da manifestação discursiva. Nesta pesquisa adotamos os procedimentos metodológicos desenvolvidos por Prodanov e Freitas (2013) e que são tomados como descritivos, bibliográficos e documentais, de abordagem qualitativa, conforme os pontos de vista desses autores. Esta pesquisa surge do entrelaçamento da prática docente da pesquisadora que reconhece a relevância  deste estudo , que coloca no espaço científico uma tímida contribuição para os estudos enunciativos  pelo viés da Semântica Linguística, dada a necessidade de se pensar a linguística como uma lente importante de se entender o mundo pelo uso da língua, pela sua própria materialidade, como ferramenta independente para a construção do sentido do discurso, pelas relações intralinguísticas. Desse entrelaçamento é que emergiu a temática desta tese: o estudo semântico-argumentativo dos sentidos de palavras e expressões em textos publicitários de cursos de inglês à luz da Teoria dos Blocos Semânticos – (TBS). O corpus analítico da tese constitui-se de 04 textos publicitários de escolas de idiomas, disponibilizados na internet. Concebendo o texto, conforme Ducrot e Carel (2005) como um bloco semântico, cujo sentido é orientado por conectores do tipo donc (portanto), pourtant (no entanto), propomos sistematizar e aplicar os conceitos da TBS, valendo-nos da descrição semântica dos textos selecionados, de modo a dar conta do sentido do discurso.  Concebemos que além de elementos verbais, as imagens também são possibilidades argumentativas parafraseáveis. Pelas análises dos textos publicitários selecionados foi possível observar que nas propagandas ocorrem efeitos metafórico e parafrástico pela recorrência de significação de palavras e imagens, cujos sentidos produzem outros discursos, ecos, ou seja, pontos de vista do interlocutor, construídos por encadeamentos argumentativos que ora levam ao SUCESSO e ora ao FRACASSO o domínio da língua inglesa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 123477002 - ALBANO DALLA PRIA
Interno - 027.799.861-15 - NEUZA BENEDITA DA SILVA ZATTAR - UNEMAT
Interno - 37199002 - TAISIR MAHMUDO KARIM
Externo à Instituição - ERNANI CESAR DE FREITAS - UPF
Externo à Instituição - LUIZ FRANCISCO DIAS - UFMG
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 08:46
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1