Banca de DEFESA: SILVANA RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANA RODRIGUES DA SILVA
DATA : 13/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Cáceres - (Via Google Meet)
TÍTULO:

 

GÊNERO ENTREVISTA: TRABALHANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE A HISTÓRIA DE MIRASSOL D’OESTE – MT CONTADA PELOS ALUNOS DO 8º ANO DA ESCOLA ESTADUAL 12 DE OUTUBRO


PALAVRAS-CHAVES:

Produção de texto; entrevista; história; variação linguística; Língua Portuguesa.


PÁGINAS: 176
RESUMO:

Esta dissertação é resultado de um trabalho interventivo realizado por meio de entrevistas com moradores de Mirassol d’Oeste – MT, com o intuito de trabalhar a produção textual por meio da história da cidade. O projeto foi desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual 12 de Outubro, na cidade de Mirassol d’Oeste, durante o primeiro semestre de 2025, tendo como foco o aprimoramento das competências linguísticas e discursivas por meio do gênero entrevista. O objetivo principal foi contribuir para a produção de leitura e escrita dos alunos, utilizando atividades centradas no gênero textual entrevista. O estudo fundamentou-se na Sociolinguística Variacionista e na Linguística Textual, apoiando-se em autores como Fávero e Koch (2002), Marcuschi (2008), Annett Garrett (1991), Mollica e Braga (2010), Labov (2007), Faraco (2005) e Schneuwly e Dolz (2004). A intenção era desenvolver habilidades orais e escritas por meio de uma sequência didática. Por meio de aulas de campo e outras atividades, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar a produção textual enquanto conheciam a história da cidade. As entrevistas permitiram que os alunos passassem da posição de meros receptores de conteúdo para a de autores ativos. As atividades foram pautadas na interação entre os participantes, tanto dentro da escola quanto em visitas a contadores de histórias da região, o que facilitou o desenvolvimento das habilidades comunicativas e levou à produção de textos escritos, que constituem o corpus de análise deste trabalho. As primeiras produções revelaram dificuldades na sequência lógica e em aspectos relacionados ao padrão culto da língua, as quais foram abordadas de acordo com o planejamento do projeto. Isso resultou em melhorias significativas, culminando na criação do livro "Mirassol em palavras: conectando gerações por meio de entrevistas". Os métodos utilizados ao longo do processo educacional contribuíram para o aprimoramento das habilidades de escrita e composição dos alunos de maneira prazerosa, explorando a oralidade e refletindo sobre regras gramaticais. Essa intervenção proporcionou uma interação significativa com a comunidade e promoveu mudanças perceptíveis nos alunos e na escola, rompendo com paradigmas tradicionais do ensino de Língua Portuguesa e desconstruindo conceitos tanto entre os estudantes quanto no corpo docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82355001 - JOSE LEONILDO LIMA
Interna - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externa à Instituição - CAROLINA AKIE OCHIAI SEIXAS LIMA - UFMT
Notícia cadastrada em: 27/10/2025 10:34
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1