Banca de QUALIFICAÇÃO: EZEQUIEL ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EZEQUIEL ALVES DA SILVA
DATA : 02/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: em sala do meet.
TÍTULO:

 

AUTISMO: SIGNIFICAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES EM AMBIENTE ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:


Autismo. Análise do Discurso. Neurodiversidade. Lexicografia. Bullyng


PÁGINAS: 26
RESUMO:

Este projeto tem por objetivo promover a ressignificação positiva do termo "autismo" no ambiente escolar por meio de ação interventiva pedagógica constituída por atividades de leitura e de escrita, fomentando práticas educacionais inclusivas na e para a comunidade escolar. Partindo do desafio da convivência com a diferença em sala de aula, a pesquisa busca desconstruir estereótipos associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), e promover práticas linguísticas e sociais inclusivas. A metodologia integra quatro eixos: (1) análise lexicográfica do verbete "autismo" em dicionários (Nunes, 2009); (2) exibição e debate do filme O Milagre de Tyson; (3) atividade "Cápsula do Tempo" para comparar percepções dos discentes em situação pré e pós-intervenção; e (4) produção de cartazes temáticos relativos à temática do autismo. A intervenção será realizada com estudantes do 7º ano da Escola Estadual Professor Fernando Leite de Campos (Várzea Grande- MT), visando fomentar a reflexão crítica sobre discursos estigmatizantes e a circulação de novos sentidos sobre neurodiversidade. Fundamenta-se teoricamente na Análise de Discurso de linha francesa (Orlandi, 2015; 2005), na relação entre linguagem e poder (Orlandi, 2015), no papel da escola na formação de valores (Vygotsky, 1978) e nas legislações sobre inclusão. Os resultados esperados incluem a modificação do conceito dos discentes sobre o autismo e a redução do uso pejorativo do termo e a proposição de ações coletivas contra o bullying. O cronograma prevê 32 horas/aula, com culminância em exposição interativa para a comunidade escolar. A pesquisa contribui para a construção de ambientes educacionais mais equitativos, alinhados às políticas de educação inclusiva. Os resultados obtidos por esse trabalho serão posteriormente convertidos em kits pedagógicos a serem trabalhados na rede municipal de ensino de Cuiabá – Mato Grosso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Interna - 28610005 - MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
Externa à Instituição - ROSIANE MARIA DA SILVA - IFTM
Notícia cadastrada em: 26/06/2025 20:51
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