“A ESCRAVA”, DE MARIA FIRMINA DOS REIS E “MINHA ÁFRICA” ,DE LUCIENE CARVALHO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DE MATO GROSSO
Literatura Afro-brasileira; Maria Firmina dos Reis; Luciene Carvalho; Diversidade; Identidade.
Esta dissertação apresenta uma proposta interventiva desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), campus Cáceres. O desenvolvimento do Projeto de Intervenção surgiu a partir da minha atuação enquanto professora da Educação Básica do estado de Mato Grosso, por meio da identificação da necessidade de um trabalho sobre a Literatura Afro-Brasileira no contexto escolar, especificamente, no Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Várzea Grande/MT, dado à falta de estudos sobre produções literárias de autoras negras brasileiras, especificamente obras da Literatura Afro-Brasileira. Para desenvolver esse estudo foram escolhidas as seguintes obras: o conto “A Escrava” de Maria Firmina dos Reis, publicado no Portal Literafro (2018) e o poema “Minha África” de Luciene Carvalho publicado no livro Na Pele (2020), ambas as autoras negras brasileiras. A etapa de intervenção foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Jaime Veríssimo de Campos Júnior, em Várzea Grande. O estudo para a realização da intervenção, discussões e escrita dos resultados apoiou nas contribuições de autores como Candido (1988), Cosson (2012), Gomes (2018) e Freire (1996), dentre outros, que abordam a relevância da literatura para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e para a valorização da diversidade cultural. A intervenção possibilitou uma ampla e enriquecedora compreensão das múltiplas dimensões da identidade e da cultura afro-brasileira, bem como a ampliação de uso das obras literárias na prática pedagógica, contribuindo para um ensino que acolha a diversidade e atenda às necessidades de um público historicamente marginalizado.