Banca de DEFESA: SANDRA LÚCIA MARTINES RINO GIMENEZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA LÚCIA MARTINES RINO GIMENEZ
DATA : 27/12/2024
HORA: 15:30
LOCAL: meet.google.com/iaj-wfsp-ypo
TÍTULO:

GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: LEITURA DE NARRATIVAS DE AVENTURA NA OBRA“ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação, formação do leitor literário, narrativa de aventura, Alice no País das Maravilhas.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Este trabalho de pesquisa visou elaborar um recurso pedagógico, usando a estratégia da gamificação, com vistas à formação do leitor literário. O trabalho é vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UNEMAT, campus de Cáceres/MT. O recurso pedagógico foi um jogo de tabuleiro (analógico), utilizado para a realização da leitura do livro Alice no País das Maravilhas. Para criar o jogo e o trabalho com a leitura do texto literário, enfatizamos os elementos enredo, personagem e espaço de narrativas de aventura, definindo a predição como estratégia de leitura a ser trabalhada especificamente. Buscamos, com isso, entender como os elementos composicionais e uma estratégia de leitura podem colaborar para o desenvolvimento da leitura literária, por meio da gamificação. Os pressupostos teóricos para o embasamento da proposta estão pautados nas teorias de Jouve (2002) para quem a leitura literária assemelha-se a um jogo, Iser (1999) o qual entende que o autor e o leitor participam de um jogo de fantasia e que, sendo a leitura um jogo, produz prazer, Barthes (2004), o qual defende que o leitor é atribuidor de significados e personagem dos textos lidos, Rouxel (2013), que visa a leitura participativa do leitor com sua subjetividade, Freire (1989), que enfatiza que a leitura de mundo precede a leitura das palavras, Mortatti (1995), que ressalta que o gosto pela leitura vem pela descoberta de ler, dentre outros teóricos. Para os conceitos relacionados à gamificação, buscamos embasamento nas noções de Alves (2015) e Fardo (2013a), Santaella (2018), bem como outros teóricos. A metodologia teve foco na pesquisa bibliográfica, por ser um trabalho de cunho propositivo. O trabalho tem como princípio a ideia de que a leitura literária possui aspectos característicos de um jogo e, portanto, considera o uso da gamificação como forma de preparação para a própria leitura literária, despertando o interesse do aluno e já lhe dando recursos para abordagem do texto. A intenção é de que os aspectos escolhidos (enredo, espaço, personagem e predição) como conteúdo do jogo, além da própria forma de jogar, melhorem a consciência do aluno em relação à construção do texto narrativo e sua interpretação, bem como despertem um novo olhar para a leitura do texto literário e motive-o a novas buscas e novos textos, voluntariamente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121962002 - EVERTON ALMEIDA BARBOSA
Interna - 131981001 - SHIRLENE ROHR DE SOUZA
Externo à Instituição - DAGOBERTO ROSA DE JESUS - IFMT
Notícia cadastrada em: 16/12/2024 11:06
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