Gênero entrevista: trabalhando a produção textual sobre a história de Mirassol d’Oeste - MT contada pelos alunos do 7º ano da Escola 12 de Outubro
Produção de texto; entrevista; história; variação linguística; Língua Portuguesa.
O presente trabalho trata de uma proposta de intervenção pedagógica que será desenvolvida no 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual 12 de Outubro, na cidade de Mirassol d' Oeste – MT no ano de 2025, para uma pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Letras. O projeto tem como objetivo principal contribuir com a produção de leitura e de escrita dos alunos a partir de atividades feitas com o gênero textual entrevista. Com relatos e histórias dos entrevistados, os alunos farão a retextualização da fala para a escrita, escreverão narrativas que contarão a história de Mirassol d’ Oeste- MT. Assim, mostramos como a língua, a sociedade e a história relacionam-se entre si. O projeto abordará a Linguística Textual e a Sociolinguística Variacionista com fundamentação teórica apoiada nos estudos de Fávero e Koch (2002), Marcuschi (2008), Annett Garrett (1991), Mollica e Braga (2010), Labov (2007), Faraco (2005), Schneuwly e Dolz (2004), pois a intenção é desenvolver habilidades orais e escritas seguindo uma sequência didática. Nesta perspectiva, o projeto será organizado por meio de etapas que seguirão uma metodologia bastante diversificada como pesquisas, vídeos, entrevistas e aulas de campo, bem como um estudo aprofundado dos recursos próprios deste gênero textual como a sua estrutura e organização. Abordaremos a escrita não apenas como uma atividade automatizada, mas também promoveremos uma leitura que proporcione prazer aos alunos. Vamos explorar a oralidade e a escrita aproveitando para refletir sobre as regras gramaticais. Ao fazer as entrevistas, os alunos participarão do processo de retextualização das falas coletadas, criando narrativas a partir das histórias de Mirassol, passando de receptores a autores e, dessa forma, evidenciar que existem diversas atividades enriquecedoras para serem realizadas em sala de aula, como ler, escrever, debater e revisar textos, ao invés de apenas transmitir informações que os alunos já conhecem, indo além da gramática para um ensino de línguas mais fluido. Por último, por meio das entrevistas realizadas e da transformação da oralidade em escrita, os estudantes terão a oportunidade de narrar a história do município e criar um livro como resultado final do projeto.