LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: INTERVENÇÕES EM PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA A PARTIR DOS CONTOS DE MARINA COLASANTI EM SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leitura, escrita, contos, Marina Colasanti.
Esta pesquisa, que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras-Cáceres-MT), trata de leitura e de escrita em seus processos de desenvolvimento, em duas fases: uma de revisão bibliográfica e outra interventiva, realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da escola Deputado Dormevil Faria, localizado na cidade de Pontes e Lacerda-MT. A investigação parte da premissa de que a literatura, além da experiência de fruição, constitui um ambiente dialógico que produz conhecimento e estimula os atos fundamentais da comunicação, ler e escrever e, sendo assim, todo o trabalho de investigação aqui posto pressupõe que a leitura literária é muito significativa para a formação de indivíduos críticos, criativos e autônomos; além disso, a literatura é capaz de ampliar a habilidade de reflexão e de expressão individual ou coletiva. O principal objetivo do exame é aprofundar conceitos relacionados às habilidades de ler e de escrever, promovendo intervenções afirmativas em sala de aula por meio da literatura. A pesquisa é qualitativa, contando com leituras de obras, artigos científicos e análises; delineada pela pesquisa-ação, a investigação também coletou informações nas práticas de ensino, com intervenções temáticas e sequências didáticas; a etapa interventiva se desenvolveu a partir de cinco contos, gênero literário geralmente de curta extensão: “Um espinho de Marfim”, “A moça tecelã”, “Além do bastidor”, “Para que ninguém a quisesse” e “Entre a Espada e a Rosa”, todos de Marina Colasanti, presentes na obra intitulada Mais de 100 histórias maravilhosas (2015); em todas as narrativas selecionadas, as protagonistas são mulheres que precisam tomar alguma decisão e posteriormente enfrentar as consequências de suas escolhas. A Dissertação apresenta a seguinte estrutura: após as considerações inicias, que apresentam a estrutura da Dissertação, o texto segue contextualizando a cidade, a escola e a turma que participa das atividades de intervenção; na sequência, a pesquisa aprofunda uma discussão conceitual sobre leitura e escrita e as relações que esses processos mantêm com a literatura; em seguida, há uma descrição da intervenção, com indicações de etapas e resultados; por fim, as considerações finais trazem um olhar retrospectivo sobre o desenvolvimento da pesquisa, com algumas conclusões. Como aporte teórico tivemos como referências: Antonio Candido (2006), Tereza Colomer (2003), Marisa Lajolo (1993), Emilia Ferrero (2011), Maria Helena Martins (2006), Paulo Freire (2011), Rildo Cosson (2006) e Isabel Solé (2014). Os resultados críticos e teóricos da pesquisa justificam sua realização, que provocou reflexões teóricas e estabeleceu relações diretas não apenas com as práticas educativas, mas a vida social, na qual as pressões sobre as mulheres exigem da escola um posicionamento mais atento e crítico.