O ENSINO DA PONTUAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO
Análise de Discurso. Leitura. Escrita. Reescrita. Gramática.
Esse projeto foi pensado e construído no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS -, na Unidade UNEMAT/Cáceres. Trata-se de uma proposta de intervenção pedagógica que será desenvolvida com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, componente curricular de Língua Portuguesa, na Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda, localizada no Bairro Planalto em Cuiabá-MT. Tem como objetivo ressignificar o processo de ensino da pontuação, no espaço escolar, com o intuito de contribuir para a melhoria da aprendizagem de leitura e de escrita dos estudantes. Defendemos, nessa proposta, um trabalho com os sinais de pontuação sob uma perspectiva discursiva, por meio de textos, mas sem desconsiderar as regras da gramática. O projeto está fundamentado na teoria da Análise de Discurso Materialista (AD) de linha francesa, instituída por Michel Pêcheux, na França, e Eni Orlandi no Brasil. Trabalharemos com as noções de autoria, paráfrase, polissemia, condições de produções, entre outras e com pesquisadores da área, dentre eles, Grantham (2009), Orlandi (2001,2007,2012), Pfeiffer (2002), Indursky (2016), Furlanetto (2014).