Banca de DEFESA: ROSA MARIA DE SOUZA FAI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSA MARIA DE SOUZA FAI
DATA : 01/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

LEITURA E ESCRITA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

 Alfabetização. Letramento. Leitura. Escrita. Ensino.


PÁGINAS: 240
RESUMO:

O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional
em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), oferecido pela Universidade Estadual de
Mato Grosso-UNEMAT/Campus de Cáceres/MT. Trata-se do resultado de um projeto de
caráter propositivo, tendo como ambiente de pesquisa a Escola Municipal de Ensino
Fundamental Mauro Wendelino Weis, em Primavera do Leste/MT. O projeto, organizado em
sequências didáticas, adota a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, em atividades
significativas de abordagem linguística, tomando o texto como eixo central da aprendizagem
da alfabetização e do letramento. Consideramos a concepção interacional e dialógica da
língua, valorizando a autonomia de aprendizagem e destacando os alunos como sujeitos ativos
na construção da aprendizagem. O objetivo principal é propor aos professores do 3º ano do
Ensino Fundamental, ações pedagógicas voltadas para o aprimoramento da leitura e da escrita
dos alunos dessa etapa escolar. Apresentamos, portanto, estratégias para a compreensão de
textos em variados gêneros discursivos, análise e reflexão sobre o sistema alfabético e o
desenvolvimento de habilidades que envolvem situações de interação em práticas sociais e
situações comunicativas para a garantia do direito de uso da palavra e o desenvolvimento da
leitura e da escrita para a plena participação na sociedade e, não apenas visando o domínio do
sistema alfabético e ortográfico da língua. Os objetivos elencados para a proposição das
atividades envolvem: a) ampliar o repertório de gêneros discursivos, capacitando o aluno para
interagir em instâncias variadas de comunicação e participação social; b) Oportunizar a leitura
como prática social, mobilizando e ampliando conhecimentos linguísticos, textuais e de
mundo para construir os significados do texto; c) Criar condições para que os alunos
compreendam e utilizem a leitura e a escrita em seus diferentes usos sociais e em situações
variadas; d) Promover a leitura, escrita e produção textual de modo a potencializar a
efetivação da alfabetização e do letramento. O estudo inscreve-se nos Estudos da Linguagem
e Práticas Sociais e sustenta-se nos conceitos teóricos da Linguística e da Fonologia, mais
especificamente, dialoga com diferentes perspectivas de cunho linguístico voltadas aos
estudos da aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente a alfabetização e o letramento,
concepções estas, cujas bases teóricas metodológicas visam à formação do aluno leitor e
produtor, advindas de Cagliari (1997, 2002, 2009), Soares (2003, 2004, 2020, 2021), Morais
(2012, 2022), Geraldi (2001), Smolka (2012), Koch (2021), Koch e Elias (2021, 2022), dentre
outros autores que evidenciam a leitura e a alfabetização como a aquisição da tecnologia da
escrita e discutem o processo de alfabetização relacionado à abordagem linguística, com
destaque para a alfabetização e o letramento de modo articulado a partir de textos. Espera-se,
com esta proposta, contribuir para a qualidade do ensino e convalidar os estudos linguísticos
como recurso pedagógico valioso na intervenção do baixo desempenho da aprendizagem da
leitura e escrita dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 28610005 - MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
Interna - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externa à Instituição - TANIA MARIA DE LIMA - UFMT
Notícia cadastrada em: 27/06/2025 13:20
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